Água do São Francisco amplia produção e renda no semiárido
- Hélder Gurgel

- 15 de out.
- 1 min de leitura
Mais de 848 famílias agricultoras são beneficiadas com novos sistemas de irrigação em 18 Vilas Produtivas Rurais (VPRs) do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

A chegada da água do Rio São Francisco começa a mudar a realidade das famílias reassentadas nas Vilas Produtivas Rurais (VPRs) localizadas ao longo dos canais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) está implantando sistemas de irrigação que fortalecem a produção agrícola e aumentam a renda no semiárido nordestino.
Dezoito VPRs foram contempladas, beneficiando diretamente mais de 848 famílias agricultoras nos Eixos Norte e Leste do projeto. Os sistemas de irrigação, previstos pelo Programa Básico Ambiental 16 (PBA 16), foram dimensionados para garantir produção contínua de alimentos, segurança alimentar e geração de renda.
Os sistemas implantados são adaptados ao perfil da agricultura familiar e incluem infraestrutura hídrica, assistência técnica e capacitação para manejo agrícola. Além disso, as ações contam com acompanhamento técnico-social voltado ao fortalecimento da organização comunitária, ao planejamento das atividades produtivas e ao uso sustentável dos recursos naturais.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade

Comentários