O cadastramento biométrico dos eleitores chega a Paracuru e agita a população

 

Boa parte dos eleitores do Município de Paracuru tem empreendido verdadeira corrida ao cartório eleitoral da 109a. Zona. Desinformação e medo de ter seu título de eleitor cancelado têm feito serem formadas filas à porta da repartição nas madrugadas desta semana. Se por um lado esta pressa denota uma preocupação com a manutenção deste dever e, principalmente, direito da cidadania, por outro não há motivo para o temor, uma vez que o processo, oficialmente, só começa no próximo dia 10 de agosto, com término somente no final de fevereiro de 2018. Excepcionalmente, o Cartório Eleitoral tem acolhido os eleitores mais apressados pelo cadastramento.

 

O cadastramento biométrico é realizado para dar maior segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Durante os trabalhos, são capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, colhida sua assinatura e tirada uma foto. Esse momento é importante também para atualizar os dados cadastrais (endereço, telefone para contato, etc).

 

Com o cadastramento biométrico, o eleitor passa a se identificar apondo sua digital no microterminal da urna eletrônica, não precisando mais aditar sua assinatura no Caderno de Votação.

 

 

Após o fechamento do cadastro eleitoral em maio de 2016, o Ceará contabilizou, aproximadamente, 2,19 milhões de eleitores cadastrados biometricamente, o que correspondia a quase 35% do eleitorado do Estado. O cadastramento biométrico foi retomado após as Eleições Municipais de 2016 e avançou para quase todos os municípios do interior do Estado, alguns dos quais serão também submetidos a processos revisionais durante o Ciclo 2017/2018.

 

Visando o conforto dos eleitores que comparecem a uma unidade da Justiça Eleitoral, foi criado o Sistema de Agendamento, por meio do qual o eleitor pode marcar a data e a hora do seu atendimento. Para utilizá-lo, acesse diretamente o sistema de agendamento, a qualquer momento, ou ligue para o nº 148, de segunda a sexta-feira, de 7 às 19h. Para o agendamento, é recomendável ter em mãos o número do título se o eleitor já o possuir. O sistema de agendamento para a zona eleitoral de Paracuru deve ser aberto brevemente.

 

Acesse aqui a consulta ao título.

COMPARTILHAR NO FACEBOOK
COMPARTILHAR NO TWITTER
Please reload