Este é para todo o Estado: aprovado programa que dá bolsa de R$ 937 para estudantes que ingressarem


Programa Avance - Bolsa Universitário oferecerá, durante 6 meses, auxílio para alunos da rede pública estadual aprovados pelo Sisu, ProUNI, Fies ou vestibulares. Além de terem cursado todo o ensino médio na rede pública estadual, os alunos terão que estar matriculados em uma instituição credenciada pelo MEC, cursando, no mínimo, 80% das disciplinas do semestre, com frequência mensal de 75% em cada disciplina.

Para apoiar os jovens vindos das escolas públicas estaduais a permanecerem na universidade, o Governo do Estado enviou uma mensagem, que foi aprovada pela Assembleia Legislativa, pedindo a instalação do Programa Avance- Bolsa Universitário.

Depois que a lei for sancionada, os estudantes terão um auxílio financeiro de R$ 937,00 durante seis meses. Muitas vezes, o aluno do Interior que passa em universidade de Fortaleza, de Sobral ou de Juazeiro do Norte tem dificuldade de se manter na cidade por falta de condições financeiras. A ideia é que o governo estadual possa, com o programa, apoiar e acolher esses estudantes para que eles tenham auxílio e consigam se estabilizar no lugar onde forem estudar.

Entre 2015 e 2016, o índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no Ensino Superior cresceu 28%. Um total de 13.516 estudantes garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016. No ano anterior, esse número chegou a 10.035.

Leia mais sobre o assunto no Portal do Diário do Nordeste. Acesse por aqui