Um sonho feliz de cidade: Lucas do Rio Verde (1)

31/07/2017

Lucas do Rio Verde é um município brasileiro no interior do estado de Mato Grosso, distante 334 km a norte de Cuiabá, capital estadual. Sua população foi estimada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 59.436 habitantes, sendo assim o oitavo município mais populoso do estado de Mato Grosso e o 34º mais populoso da região Centro-Oeste do país. 

 

Destacou-se ficando em segundo lugar entre as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do país, apontado pela Revista Exame no ano de 2016, a mesma revista indica que o município se encaixa na quinta colocação entre as melhores cidades do Brasil para se fazer negócios, feita pela consultoria Urban systems que pontuou o município em 14,01 pontos, em uma escala que ia até 30.

 

Fruto da política de integração nacional do governo militar, a obra de abertura da rodovia BR-163 feita pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), na segunda metade da década de 70, mobilizaram os primeiros colonizadores para esta região,[11] mas somente após os anos de 1981, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCA) começou a implantação do projeto de assentamento de 203 famílias de agricultores sem-terra oriundas de Encruzilhada Natalino, interior do município de Ronda Alta, no Rio Grande do Sul, que se formou a comunidade que deu origem ao município.

O município contava com 28 estabelecimentos de saúde em 2009, e o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,768, considerando-se como alto, acima da média estadual, e ocupando a segunda colocação no ranking estadual.

 

Claro que a situação em que foi formado o município favoreceu o seu planejamento, mas foi principalmente a determinação de seus primeiros administradores em promoverem uma gestão de forma continuada, tendo por desafio a construção de um lugar propício ao bem viver, que tornou Lucas do Rio Verde num sonho feliz de cidade. Realizado.

 

Assista reportagem do Jornal Nacional (Globo) sobre Lucas do Rio Verde aqui

 

 

COMPARTILHAR NO FACEBOOK
COMPARTILHAR NO TWITTER
Please reload