ENEM – Estrada para o futuro: Já decidiu qual curso fazer?

01/08/2017

Como muito já se tem falado e discutido de geração em geração, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou-se uma peça fundamental para quem quer chegar ao ensino superior. Os interessados em fazer o Enem para obter atestado de conclusão do ensino médio deverão estar atentos a alguns requisitos necessários para que o certificado seja emitido. A opção de utilização das notas para fins acadêmicos deverá ser confirmada no ato da inscrição. A certificação é dada para pessoas com 18 anos ou mais, desde que obtenham a pontuação mínima exigida: 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação.

 

Com a nota obtida no Enem, o candidato pode concorrer a vagas em instituições públicas de todo o país que usam o exame como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso ao ensino superior. Mas afinal, qual curso fazer? Qual me encaixo melhor? Você deve se perguntar. Procure conhecer bem a si mesmo e aos cursos e carreira que pretende seguir. Com certeza você já ouviu muito isso, mas de fato esse encaminhamento é a melhor forma de escolher uma profissão. Buscar referências e informações com amigos, familiares, amigos dos seus pais e outras pessoas que já estão no mercado de trabalho ou na faculdade é a melhor maneira de conseguir esse conhecimento.

 

Como fazer a escolha certa? A primeira etapa é se avaliar, faça perguntas para si mesmo como: Qual minha habilidade, gostos e talentos? Qual a minha personalidade? O intuito, nessa etapa, não é decidir por uma profissão, como geólogo ou médico. É descobrir áreas e temas de interesse com os quais você gostaria de trabalhar a longo prazo – por exemplo, exploração mineral.

 

A ideia é que, se você já sabe aonde quer chegar na carreira, terá mais clareza para definir os passos e ferramentas necessários para isso. A segunda etapa: Pergunte-se em que profissões poderei usar as habilidades que já tenho? Eu conheço bem o curso que pretendo fazer? Já dei uma olhada na grade para ver que matérias vou estudar? Em que locais, empresas e cargos poderei aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade? Depois de fazer isso, é preciso considerar as vantagens e desvantagens. Você vai se sentir realizado se não puder usar algumas de suas habilidades? E se tiver de fazer coisas que não gostaria? Se não consegue ver sangue, por exemplo, e ainda assim quer fazer Medicina, vale se perguntar por que você quer tanto essa carreira e se o saldo será positivo no fim do processo. Para lhe auxiliar melhor, colocamos abaixo as notas de corte de alguns cursos.

 

Vale lembrar que o Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, diferente dos outros anos em que as provas eram feitas no final de semana, embora haja uma mudança nas regras da prova, entre elas, podemos destacar o fim da certificação do ensino médio e da modalidade de treineiros. Todas as mudanças do Enem 2017 visam atender às opiniões coletadas durante a consulta pública sobre o Exame, realizada pelo MEC entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro do corrente ano. (Colaborou Alfredo Freitas)

 

Verifique todos os detalhes aqui

 

Notas de Corte SISU na UFC. Veja aqui

 

 

COMPARTILHAR NO FACEBOOK
COMPARTILHAR NO TWITTER
Please reload