Projeto Flautas de Jaguaretama: Levando dignidade e dias melhores ao sertão cearense através da músi


O Projeto Flautas de Jaguaretama atua em comunidades de baixa renda no município de Jaguaretama- CE e atualmente conta com 252 crianças e adolescentes cadastrados estudando música, devidamente uniformizados, recebendo lanche durante as aulas , que ocorrem aos finais de semana. As famílias das crianças e dos adolescentes recebem acompanhamento sócio-psicológico e comunitário de uma equipe que, quinzenalmente, conversa com os pais, na tentativa de achar melhores soluções para problemas que possam de forma direta ou indireta, atrapalhar o desenvolvimento dessas crianças.

As crianças recebem instrumentos e o material didático graças ao apadrinhamento de cada pequenino por corações bondosos (padrinhos ou madrinhas), os quais se responsabilizam mensalmente pela manutenção e suporte do Projeto aonde quer que estes estejam, pois há padrinhos de todos os cantos do país.

Grupo Sementes

O Projeto leva música para mais de 200 crianças no sertão do Ceará e luta por uma melhor qualidade de vida aos jovens da cidade de Jaguaretama, sem ajuda governamental ou de empresas, ficando tudo por conta de campanhas em redes sociais e doações por meio de apadrinhamentos. Já existem 9 turmas formadas e em pleno funcionamento, nas quais são ministradas aulas gratuitas de flauta doce, violão básico e capoeira e o público alvo são crianças e jovens de comunidades de baixa renda no município de Jaguaretama. Tudo isso acontece a 250km da capital do Ceará em plena área de desertificação.

Histórico

O Grupo Sementes foi criado na prática, a partir do dia 23 de março de 2014 e, inicialmente, teve por inscritos em sua primeira turma 25 crianças para o estudo de Flauta Doce. Hoje, conta com um número aproximado de 250 jovens estudando Flauta Doce, Violão Básico, praticando Capoeira e agora, em parceria com outros projetos, implantará um treinamento em informática.

Objetivo

O Projeto Flautas de Jaguaretama é totalmente gratuito e tem por objetivo auxiliar, pela música, no desenvolvimento moral e no progresso educacional de crianças e jovens nele inscritos, visando uma ligação mais direta com as famílias envolvidas objetivando desta forma o crescimento global do núcleo familiar.

Filosofia do Projeto

O Projeto Flautas de Jaguaretama não tem nenhuma ligação política ou religiosa, sendo seu principal olhar voltado à moral do “amai-vos uns aos outros”, sem distinção de raça, crença ou religião, portanto aceitando em suas aulas como participantes todos que precisem de apoio para desenvolver suas potencialidades.

Orientação pedagógica

A base pedagógica do Projeto Flautas de Jaguaretama está em conformidade com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente que possui como parâmetro norteador a Doutrina da Proteção Integral à Criança, consagrada na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (1989).

Nesse sentido as crianças e adolescentes que participam do projeto são respeitadas e valorizadas como sujeitos, portanto, desde que estejam dentro dos critérios pré-estabelecidos, gozam de livre participação sem qualquer forma de coerção ou constrangimento físico, moral, religioso, étnico, cultural e econômico.

Observação

Os critérios básicos de inscrição e participação das crianças e adolescentes no projeto flautas resumem-se em: seu próprio desejo, a permissão do(s) seus responsáveis, a existência de vaga, estar matriculado e frequentando a escola, manter uma frequência de pelo menos 75% no projeto.

Em Paracuru

Em Paracuru - CE, existe uma Escola de Música adida à Banda de Música Mestre Pixuna e um Escola de Flautas na Casa das Artes. O primeiro destes projetos tem sua manutenção garantida pelo Projeto Mecenas da Secretaria Estadual da Cultura, com patrocínio da Enel Distribuição Ceará e o segundo é da iniciativa e manutenção da Prefeitura Municipal.