Ideia cidadã: Projeto Amor e Ética trabalha autoestima e prevenção com garis em São Gonçalo do Amara


Uma vez por mês acontece um café da manhã acompanhado de muita conversa e muitos conselhos que reúne mais de sessenta profissionais da limpeza da cidade de São Gonçalo do Amarante, litoral oeste de Ceará

Há três anos um grupo de amigos, com o apoio da prefeitura de São Gonçalo do Amarante, resolveu valorizar um profissional de grande importância para todos os municípios: o gari. Uma vez por mês, acontece um café da manhã acompanhado de muita conversa e muitos conselhos que reúne mais de sessenta profissionais da limpeza da cidade.

A coordenadora de políticas públicas sobre drogas, Rossana Kopf, acompanhada do palestrante Jorge Damasceno, da empresária Francisca Salazar e do coordenador de limpeza pública Fernando Pinheiro estão à frente do conteúdo das palestras e da organização dos encontros. “Desde que começamos essas reuniões já notamos uma melhoria dentro das casas desses profissionais. O índice de violência doméstica diminuiu e o uso de drogas e álcool também”, comemora Fernando.

O Projeto Uma vez por mês são ofertadas palestras sobre como se prevenir das drogas, da dependência química, acerca da importância da família e se trabalha também a autoestima dos profissionais. Na ocasião é servido um café da manhã especial. “Esse projeto tem resgatado o valor do profissional da limpeza, a importância do trabalho que eles desempenham, o resgate dos aspectos positivos da vida e o compromisso com as famílias”, afirma a empresária Francisca, responsável pela organização do café.