Silvana Lima, de Paracuru, conquista o Mundial de Surf na etapa de Trestles

A paracuruense Silvana Lima bateu a australiana Keely Andrew nesta sexta-feira, 15, e conquistou o título da sétima etapa do Mundial de Surfe feminino, nas águas de Lower Trestles, em San Clemente, na Califórnia.

Esta foi a primeira vitória da cearense após sete anos. Seu último triunfo havia sido em 2010, na etapa de San Bartolo, no Peru. Entre os homens, Filipe Toledo venceu Jordy Smith e também sagrou-se campeão.

Na decisão, Silvana Lima foi muito superior a Andrew e desde o início ficou na frente do placar. Por fim, ela somou 17.60 pontos (8.93 + 8.67) contra 10.93 pontos da australiana (4.93 + 6.00). A cada manobra, ela vibrou muito com a torcida brasileira, inclusive de outros surfistas, como Filipe Toledo. Com a vitória, ela subiu duas posições no ranking geral e agora ocupa a 13ª posição.

Na semifinal, Silvana venceu a norte-americana Lakey Peterson, mas foi mais apertado: 16.90 pontos contra 15.60. Na fase anterior, de quartas de final, outra disputa acirrada, desta vez com a australiana Stephanie Gilmore. Com duplo 8.93, a brasileira somou 17.86 pontos contra 16.30.

Um orgulho para Paracuru

Silvana Lima, ou Silvaninha como é conhecida na cidade, cresceu nas ondas de Paracuru, e com muito esforço e dedicação se tornou a maior surfista do Mundo sendo, sem dúvida, a maior referência para as novas gerações do surf de nossa cidade.