Paracuru, um paraíso inoxidável

13/10/2017

 POR DO SOL EM PARACURU - FOTO JHONATAN DESIGN

 

Distante 87 km de Fortaleza, Paracuru permanece inoxidável. Suas praias de areias brancas e dunas onduladas pelo vento formam pequenas lagoas paradisíacas e coqueirais remetendo nossa imaginação para plagas caribenhas. Point preferido dos fortalezenses na década de 70-80, a cidade continua impávida e atraindo turistas, mesmo fora da época carnavalesca.

Locais famosos como o Ronco do Mar, a Pedra do Amor estão incólumes. São 20 km de litoral, delineado por belíssimas praias que vão desde os pesqueiros da foz do rio São Gonçalo (Siupé), passando por dunas, enseadas de mar calmo e arrecifes com piscinas naturais, até os manguezais da foz do rio Curu.

Entre mar calmo em um ponto a agitado em outro, o local é escolhido por esportistas radicais. O passeio pode começar pela praia de Munguba ou do Farol, como preferem os mais novos, a praia central da cidade. Lá são praticados o windsurf e o kitesurf, o submarinismo e outras atividades esportivas relacionadas ao mar e ao ar livre.

A Praia de Paracuru é considerada como uma das 10 mais bonitas do Brasil. A cidade oferece um amplo serviço de bares, lagoas naturais de água doce, e águas quentes onde se pode desfrutar de um bom banho.

Outros lugares a visitar:

Barra do Rio Curu: O passeio de barco na Barra do Rio Curu é imperdível. Suas águas desembocam na semideserta Praia da Barra, um espetáculo da natureza. O estuário do rio faz desta uma praia de mar calmo, bom para banho de mar.

Surf na Praia de Paracuru

Sol, vento e mar são ingredientes excelentes para a prática de esportes radicais, tais como surf, sandboard, wind e kitesurfe. Esportistas náuticos procuram esta praia pelos ventos constantes produzidos pelos alísios africanos ao encontrar as areias quentes do litoral brasileiro; já os praticantes de sandboard procuram as dunas altas para prática e treinamento desta modalidade. Kitesurf: Área considerada umas das melhores do mundo para a prática de kitesurfe, graças a um vento forte e constante durante sete meses ao ano.

As ondas na praia do Ronco do Mar quebram sobre uma bancada de pedra (point break). São “direitas” longas que propiciam a realização de diversas e os mais variados tipos de manobras dos surfistas. As primeiras ondas começam em outubro e terminam em maio.

Fazenda Laguna Paracuru

Paracuru conta com inúmeras atividades relacionadas a produção de alimentos, como fazendas de criação de camarão, criação de peixes em currais, algumas tradicionais casas de farinha ou fazendas de búfalos onde é produzido o exclusivo queijo de búfala. (Marcelo Raulino)

COMPARTILHAR NO FACEBOOK
COMPARTILHAR NO TWITTER
Please reload