Programa Cidades Sustentáveis apresenta experiência na implementação dos Objetivos de Desenvolviment


Ferramentas e metodologias do programa serão explicadas em evento no dia 15/11, às 16h, durante o Smart City Expo World Congress

A experiência do Programa de Cidades Sustentáveis (PCS) com os governos locais na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil será tema de debate durante oSmart City Expo World Congress. O congresso acontece nos dias 14, 15 e 16 de novembro, em Barcelona, na Espanha.

Como parte da programação do evento, Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo, apresentará as ferramentas e metodologias do PCS que auxiliam a gestão pública a planejar e monitorar as ações locais.

Desde 2016, o Programa de Cidades Sustentáveis incluiu em sua plataforma de indicadores os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas previstas. Desta forma, os ODS estão relacionados a cada um dos 12 eixos temáticos do PCS.

Atualmente, o PCS é referência nacional na implementação e municipalização dos ODS nas cidades brasileiras, por oferecer à gestão pública uma agenda completa de sustentabilidade, que auxilia o alinhamento do planejamento da cidade à mais avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030 das Nações Unidas.

Sobre o Smart City Expo World Congress

Trata-se de um evento que se tornou referência mundial sobre cidades inteligentes e reúne prefeitos, gestores públicos, formadores de opinião, instituições acadêmicas, centros de pesquisa, incubadoras, investidores e corporações. Ou seja, atores com poder de decisão e capacidade para impulsionar a implementação de cidades inteligentes e estimular o empoderamento do cidadão.

Na área de exposição, os participantes apresentam seus desenvolvimentos mais recentes, soluções e produtos reais, com tecnologias que estão produzindo impactos positivos concretos e duradouros sobre a vida de milhões de pessoas.

O encontro visa debater iniciativas e soluções inovadoras para um mundo urbano mais inteligente e sustentável.

O evento está em sua 7ªedição e é promovido pela Prefeitura de Barcelona e organizado pela Fira Barcelona, uma das mais importantes organizações de eventos de negócios da Europa.

Terá duração de três dias, 66 salas temáticas, mais de 400 palestrantes e dez sessões plenárias, dividas em oito eixos temáticos: Governança, Mobilidade, Cidades Inteligentes, Economia, Sociedade, Sustentabilidade, Dados e Tecnologia e Economia Circular.

A edição anterior, de 2016, quebrou recordes de participantes e expositores. Recebeu 16.688 visitantes e representantes de mais de 600 cidades, de 126 países, além de 591 expositores.

Participação de prefeitos brasileiros

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Smart City World Expo World Congress têm, desde 2013, um acordo de parceria para possibilitar a participação de prefeitos, prefeitas e gestores públicos brasileiros no evento. A parceira permite o intercâmbio de experiências entre as duas organizações, o que inclui também o evento bianual organizado pela FNP "Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável".