Alunos do ensino médio recebem certificados de projeto em parceria com Iprede

09/12/2017

FONTE:

 

 

Acontece na manhã deste sábado, 9, a entrega de certificados dos concludentes do projeto FB Med Iprede, realizado pelo colégio Farias Brito em parceria com o Instituto da Primeira Infância (Iprede). A iniciativa é voltada para alunos dos 1º e 2º anos do ensino médio da instituição que pretendem cursar Medicina e objetiva mostrar aos estudantes aspectos como surgimento e avanço da área, bem como a importância da relação humanizada do profissional com seus pacientes. 

 

Responsabilidade social e ética são as principais bases que compõem o projeto. De acordo com o diretor de ensino do Farias Brito, Marcelo Pena, é importantepôr em prática a proposta de reforma do ensino médio, defendida pelo Ministério da Educação (MEC), preparando os alunos para a profissão que eles desejam seguir.

 

"Como aqui [no colégio Farias Brito] muitos alunos querem fazer Medicina, é uma forma de dar a eles uma ideia real da profissão, além de enriquecer o currículo com atividades sociais muito valorizadas, inclusive no processo seletivo para universidades estrangeiras", pontua.

 

O diretor acrescenta que os alunos participantes do FB Med Iprede visitam o Iprede uma vez por mês e que, no colégio, o curso funciona três vezes na semana, no horário integral. "De manhã, os alunos têm aula normal e à tarde eles são avaliados para sabermos se entenderam o conteúdo", conta. Marcelo Pena ressalta que os estudantes são, também, auxiliados pelos próprios profissionais de saúde do Iprede.

 

Aos olhos dos alunos

 

Pâmela Castro, aluna do 1° Ano do ensino médio no Farias Brito, conta que a abertura do programa proporcionou bastante emoção para todos que estavam presentes, principalmente no momento em que os alunos leram o juramento do FB Med Iprede. "Depois disso, fizemos nossas primeiras visitas ao Iprede. Foi nesse momento que eu entrei verdadeiramente no espírito do projeto", afirma.

 

Segundo Pâmela, em todas as aulas, tanto as lecionadas no Farias Brito quanto as ministradas pelos profissionais da saúde da instituição filantrópica, foi possível perceber a qualidade técnica das pessoas que trabalham no instituto. Para a aluna, a aprendizagem adquirida no programa marcou sua vida, desenvolvendo o senso de responsabilidade social. "Além do conteúdo técnico, também aprendemos sobre o atendimento humanizado e vivenciamos dinâmicas que integraram a turma com os profissionais da instituição", conta.

 

Agregando novas experiência"

 

Orientadora do projeto FB Med Iprede, Andreza Esquerdo ressalta a importância de realizar atividades que despertam nos alunos o desejo de ajudar o próximo e os valores a serem seguidos na profissão e na vida. "Quando nasce um projeto, nascem parcerias, amizades, encontros e planejamentos, concebendo novos horizontes para seus participantes. Assim, foi o encontro entre as duas instituições amigas no projeto FB Med Iprede, voltado aos alunos do ensino médio do Farias Brito, para que eles tivessem uma primeira experiência sobre o ser médico, o cuidar do outro com um olhar humanístico", destaca a enfermeira.

 

O primeiro ano do projeto, de acordo com a orientadora, criou uma rotina nova para os alunos participantes, seus familiares e até mesmo para os profissionais do Farias Brito e do Iprede. "Durante todo o ano de 2017, a cada chegada do ônibus com os alunos do FB para a aula prática no Iprede, novas possibilidades, perspectivas e aprendizagem aconteciam para os estudantes, professores e coordenação do projeto."

 

Sullivan Mota, presidente do Iprede, também destaca que essa iniciativa com alunos do ensino médio proporciona novos horizontes. "O projeto traz novos ambientes, colegas, conhecimentos e um mundo de novidades, mas, entre isso, a preparação para a vida profissional parece ser a mais importante. Os jovens do ensino médio que participaram do projeto FB Med Iprede levam consigo um olhar humanizado para o outro e o desejo de fazer a diferença na sociedade, agregando em suas ações, hoje e amanhã, valores que farão de suas escolhas as melhores."

 

O que o programa oferece

 

Além das aulas teóricas voltadas à medicina, são oferecidas aos alunos palestras com médicos de destaque em suas áreas, biblioteca com acervo de livros temáticos, encontro com médicos e ex-alunos FB, testes diários com correções instantâneas, laboratório de redação, entre outras atividades.

COMPARTILHAR NO FACEBOOK
COMPARTILHAR NO TWITTER
Please reload