São Paulo: Gestão Doria inclui robótica e habilidades socioemocionais no currículo escolar

17/12/2017

Alunos da rede municipal de São Paulo terão aula de robótica desde o 1° ano do Ensino Fundamental a partir de 2018. As disciplinas estão previstas no currículo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

 

O currículo ainda inclui aulas habilidades socioemocionais, que visa desenvolver empatia, autonomia, pensamento crítico e resolução de problemas.

 

O documento com as diretrizes será lançado pela pasta nesta sexta-feira (15). Segundo o secretário Alexandre Schneider, a proposta visa alinhar à Basse Nacional Comum Curricular no próximo ano.

 

O conteúdo foi elaborado entre os meses de março e novembro e teve a participação de alunos e professores da rede.

 

A secretaria afirma que ouviu, através de uma pesquisa online, mais de 43 mil estudantes entre 8 e 18 anos, para traçar o perfil do aluno que a rede municipal deseja formar.

 

Os objetivos de aprendizagem serão acompanhados dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Unesco. Eles fazem parte das 17 metas assumidas por 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que deverão ser cumpridas até 2030.

 

A Prefeitura irá implantar em todas as EMEFs os laboratórios de Educação Digital, orientados para o trabalho colaborativo, incluindo robótica, linguagem de programação e cultura maker. O projeto piloto foi inaugurado em novembro no CEU Pêra Marmelo.

 

O secretário Alexandre Schneider afirma que até março de 2018 devem ser distribuídos 17 mil computadores às escolas municipais.

 

 

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