Incêndio atinge mata da Bica do Ipu; bombeiros ainda tentam debelar chamas na noite desta quarta


Incêndio de médias proporções atinge a mata próxima à Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu, na Serra da Ibiapaba. A Polícia suspeita que as queimadas, consideradas comuns nesta pré-estação chuvosa, tenham sido a causa. Por volta das 23 horas da noite desta quarta-feira, 3, o Corpo de Bombeiros ainda tentava conter o fogo.

Segundo o tenente Alves, da Polícia Militar, coordenador de policiamento da Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), o fogo começou ainda na tarde desta quarta. Bombeiros do município de Crateús (distante 360 km de Fortaleza) atenderam a ocorrência. De vários pontos do município de Ipu era possível enxergar a coluna de fumaça.

As queimadas na mata preparam o solo para o plantio. A hipótese é de que os responsáveis tenham perdido o controle e então as chamas se alastraram. Suspeitos do crime não foram identificados. Também não foi precisada a área atingida pelo fogo.

Relatos locais contados no Facebook deram conta de que animais (possivelmente répteis) teriam morrido. O pórtico de entrada para o turístico Parque da Bica do Ipu também estaria ameaçado pelo fogo. Não houve pessoas feridas, de acordo com a Polícia.