IPVA 2018 no Ceará: últimos dias para pagamento com desconto


Contribuintes do Ceará já podem emitir o boleto para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018. O documento de arrecadação do estado (DAE) está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Ceará. A rede credenciada para pagamento do imposto no Ceará é:

Banco do Brasil

  • Banco do Nordeste

  • Bradesco

  • Santander

  • Caixa Econômica Federal

  • Itaú

  • Farmácias Pague Menos

  • Casas lotéricas

A Secretaria da Fazenda do Ceará disponibiliza um número de telefone para tirar dúvidas, que atende a partir desta terça-feira: (85) 3209-2200.

Redução do imposto

Para quem tem o mesmo veículo do ano anterior, o preço do IPVA vai ficar, em média, 4,46% mais barato. Serão tributados 2.384.925 veículos em todo o Ceará, com uma previsão de arrecadação de R$ 969.244.939,64; 50% desse valor fica com o Tesouro do Estado e a outra metade é distribuída entre os municípios.

Confira o valor do IPVA do seu veículo

O pagamento poderá ser parcelado em até cinco vezes; até este ano, o parcelamento máximo é de quatro vezes. Também há opção de pagamento em parcela única com desconto. Motocicletas de até 125 cilindradas sem infrações de trânsito em 2017 continuam com o benefício da redução de alíquota, de 2% para 1% do valor do IPVA.

Parcelamento com desconto

Data de pagamento do IPVA 2018 no Ceará

Parcela única 31 de janeiro Desconto de 5%

1ª parcela9 de fevereiroSem desconto

2ª parcela9 de marçoSem desconto

3ª parcela9 de abrilSem desconto

4ª parcela9 de maioSem desconto

5ª parcela9 de junhoSem desconto

Fonte: Sefaz

Quem pagar em cota única terá direito ao desconto de 5% e deve efetuar o pagamento até 31 de janeiro. Quem optar por parcelar pode fazer em até cinco vezes, mas sem o desconto. O valor de cada parcela não pode ser inferior a R$ 50.

O pagamento das parcelas deve ser feito no dia 9 de fevereiro, março, abril, maio e em 11 de junho.

Assim como nos anos anteriores, o pagamento do IPVA no Ceará poderá ser feito com cartão de crédito das bandeiras vinculadas ao Banco do Brasil ou Bradesco.