Médico dá dicas para regular sono das crianças na volta às aulas


Férias é tão bom, né? A criançada brinca tanto que esquece até de comer, às vezes. É também o momento em que dá pra desobedecer o relógio e esticar o sono ou bagunçar ele todo. Mais de um mês nessa rotina, como é que fica pra regular o sono nessa volta às aulas? É o que muitos pais se perguntam. Por isso, a repórter Daniella de Lavor, da Tribuna Band News, conversou com o neuropediadra André Cabral para dar dicas.

“A gente é habituado a dormir bem. Então, o que a gente sugere aos pais é que, antes da volta às aulas, as crianças tenham uma rotina bem definida. As crianças devem ter, já a noite, um horário de jantar fixo, uma alimentação adequada e ter também uma prática mais calma e depois um apagar de luzes, a casa mais escura”, explica o médico.

Apagar as luzes, evitar eletrônicos são também dicas importantes, segundo André Cabral. Esses aparelhos inibem a produção de malatonina, hormônio que induz o sono.

“É sabido que luz azulada, principalmente de tablets e celulares, pode diminuir a secreção desse hormônio e atrasar ainda mais o sono. A ideia é ter uma rotina fixa de horários e fazer com que isso se perpetue durante a semana. Mantendo essa rotina por uma ou duas semanas, vai ser possível ver as crianças novamente alinhada às auls e estarem aptas novamente ao aprendizado.