Rede paraibana de bancos comunitários participa de fórum social mundial

18/03/2018

 

 

cpccsaorafael.blogspot 

 

 

A REDE PARAIBANA DE BANCOS COMUNITÁRIOS participou entre os dias 13 e 17 de março de 2018 do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL no Estado Bahia.
A rede paraibana assim como a Rede Brasileira de BCD’s, estiveram na organização e participação deste que é considerado um dos maiores eventos dos movimentos sociais mundial.

O FSM 2018 reuniu cerca de 40 mil pessoas, de aproximadamente 120 países, dentre elas lideranças políticas e representantes de organizações sociais de todos os continentes. O FSM teve a maior parte das suas atividades concentradas no Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas o evento aconteceu também em territórios temáticos, como o Parque do Abaeté, em Itapuã, o Parque São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário da cidade e outros.

A Rede Paraibana de BCD’s esteve presente com as moedas dos três bancos comunitários da Paraíba, e a moeda de circulação foi ao Tintim do BCD Lagoa da Cidade de Lagoa de Dentro, representado por Joelson Soares.
Para Joelson Soares, Representante da Rede Paraibana de BCDs, “Foram 60 empreendimentos solidários na feira, onde 50% deles estiveram aceitando as moedas sociais da rede. Nesse segundo dia o fluxo de pessoas interessadas em conhecer/saber sobre o uso da moeda e lógica dos bancos aumentou bastante. Assim como a troca também. Está sendo feito cadastro das pessoas que estão fazendo a troca da moeda, com nome, endereço, telefone e valor trocado. Estiveram pessoas de nacionalidades distintas como Marrocos e Venezuela, além dos Estados brasileiros de AL, BA, SP, SC, SE e outros".

O FSM se encerra deixando um exemplo de construção coletiva e de que "outra economia é possível", basta que continuemos juntos e juntas na luta por essa sociedade coletiva, a Rede Paraibana e Brasileira de BCDs está nessa luta e acredita que através de seus bancos Comunitários e Moedas Sociais estão fazendo sua parte em cada recanto excluído deste Brasil.

A ida da Rede Paraibana de Bancos Comunitários se deu a partir de uma parceria entre o Centro Popular de Cultura e Comunicação, INCUBES-UFPB, IFPB Campus João Pessoa e RECID-PB que disponibilizaram ônibus, combustível, diárias e alojamento para os motoristas, as parcerias são fundamentais para realização de ações como está, o CPCC agradece as parcerias e espera estar junto em 2018 para continuar construindo momentos como este.
 

As fotos do FSM, já estão disponíveis em nossa página no Flickr, no link: https://flic.kr/s/aHsmhb3Pe2 

COMPARTILHAR NO FACEBOOK
COMPARTILHAR NO TWITTER
Please reload