top of page

Hackathon 2018: Conheça os projetos dos grupos da maratona de tecnologia


Começou neste sábado (28) o Hackathon da Globo. A maratona de 33 horas tem como objetivo fazer um projeto inovador com o tema “O futuro da produção e distribuição de conteúdo no jornalismo, esporte e entretenimento".

São 13 grupos de quatro pessoas dedicados a trabalhar em áreas como combate à notícias falsas, novas maneiras de interação com o público, uso do Globoplay e até ajudar a campanha do Criança Esperança.

Veja abaixo todos os projetos:

Grupo 1: Criar uma plataforma única de responsabilidade social da Globo que seja encarada como algo em que você tem seu perfil, usando o maquinário da Globo para impulsionar o Criança Esperança.

Grupo 2: Criar um sistema para o Gshow que aumente a interação das lives. Classificando comentários para serem melhor aproveitados por quem está apresentando. E devolver isso para o usuário criando um ranking de “bons comentaristas".

Grupo 3: A ideia é desenvolver um programa que ajude os jornalistas na apuração, checando a origem do conteúdo vindo da web.

Grupo 4: Gamificação do Globoplay com um sistema de recompensas, que te mostra o que seus amigos estão curtindo e assistindo na plataforma.

Grupo 5: Projeto quer tentar unir a competição do Cartola FC, do Globoesporte.com, com a emoção de acompanhar os jogos em tempo em real.

Grupo 6: Quer desenvolver um app que usa sua localização para te levar informação do conteúdo da Globo. Se uma cena de novela aconteceu em um lugar que você está, se você está em algum lugar onde um fato marcante ocorreu, o aplicativo te avisará com a informação.

Grupo 7: Projeto quer mudar a maneira como a pessoa assiste futebol. Levando imersão com a escolha do que a pessoa quer ver em um jogo de futebol. Usando a realidade virtual para dar a sensação de que a pessoas está na arquibancada. Além disso, levar estatísticas do jogo à tela da realidade virtual.

Grupo 8: Quer desenvolver um robô responsivo para o Messenger do Facebook para checagem de notícias usando o G1 como base de dados. O leitor pode enviar um link para o robô através do chat e perguntar se a notícia é verdadeira. Caso não tenha nada sobre o assunto no G1, o robô avisa a redação, que pode checar a informação.

Grupo 9: Quer gamificar a experiência de campanha do Criança Esperança usando perfis dos famosos, que vão mobilizar seus seguidores em prol da campanha.

Grupo 10: Criar uma plataforma semelhante ao formato de stories para o Globoplay em que as pessoas podem compartilhar nas redes sociais conteúdo da plataforma. A ideia é trazer engajamento e viralizar conteúdo que as pessoas nem sempre têm acesso.

Grupo 11: Criar uma plataforma onde os usuários consigam interagir com os produtos da Globo/Globoplay comentando o conteúdo que eles estão vendo em um chat ou até em redes sociais sem precisar sair da plataforma.

Grupo 12: Quer construir sensores que servirão como gatilhos de interação com o conteúdo de esporte da Globo. Com uso de inteligência artificial, o usuário pode interagir fazendo perguntas e ao mesmo tempo ajudando a criar conteúdo.

Grupo 13: A ideia é criar um aplicativo que conecta o universo Globo ativamente com o Criança Esperança, usando todos os benefícios para aproximar o usuário que doa para o programa. A pessoa poderá conhecer melhor cada projeto através do app e ganhar algum benefício extra além da doação.

bottom of page