Pneus, depois de muito usados, ganham um novo caminho nas mãos de Pedro Paulino. Há cinco anos, o artesão cearense começou a fabricar cadeiras, a trabalhar com decoração e na produção de brinquedos, tudo feito do arco de borracha. Do ateliê em Maracanaú, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, saíram peças que percorrem o Ceará.
O lado artístico se manifestou em 2013. Com a necessidade de cuidar da mãe, Pedro não podia contar somente com a aposentadoria dela para as despesas da casa. Então, resolveu meter a mão na arte.
“Fiz porque tive um problema. Minha esposa faleceu e precisei cuidar da minha mãe. E não dava para sobreviver só com a aposentadoria. Comecei a cuidar dela e inventei isso. Não sabia de nada, fui olhando na internet, fui criando várias peças e aprimorando”, relembrou Pedro.
O artesão começou com cadeiras e hoje faz peças de jardim e brinquedos. Ele conta que mais de 30 escolas já têm os parquinhos de pneu. Pedro também cuida da decoração do local com peças em formato de bichos. Além do espaço bonito, é um jeito bacana de contribuir para o planeta, hein? Pedro cata os pneus na rua, mas também recebe de uma empresa de Fortaleza.
A loja Pedro Decorações e Artes Plásticas em Pneusfunciona na casa dele, em Maracanaú. O ateliê recebe encomendas e agora o artesão tem um assistente. Uma cadeira mais sofisticada demora cerca de 2 horas para ser fabricada e custa R$ 120. Vai depender, claro, do modelo escolhido. Já os parquinhos são em torno de R$ 2.000 e demoram dois dias para ficar prontos.
O artesão, que era motorista de transporte alternativo, nunca imaginou que o trabalho dele fosse ganhar espaço para exposição em shoppings (como Via Sul, por exemplo).
“Nunca imaginei que ia ter exposição em shopping. Hoje eu levanto a mão para o céu pelo que aprendi. Eu tinha um serviço estressante. Agora, trabalho em casa. Sou microempreendedor, pago imposto e consigo tirar meu sustento”, revelou o artesão, que fez dos pneus velhos um novo caminho para a própria vida.