top of page

Ranking coloca Curitiba como a cidade mais inteligente e conectada do País


Segundo a lista divulgada pela Connected Smart Cities 2018 hoje (4), Curitiba passou a ser a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, ultrapassando São Paulo que liderava o ranking anteriormente. O estudo avaliou em torno de 700 municípios para mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento tecnológico do país.

Apostamos na ideia da inovação e estamos desencadeando um processo criativo sem precedentes.

Para elaborar o ranking, a empresa de consultoria Urban Systems leva em conta 70 indicadores que são divididos em 11 categorias: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Olho na liderança

Curitiba vem subindo no ranking nos últimos anos e o prefeito da cidade, Rafael Greca, comemora a liderança: “Apostamos na ideia da inovação e estamos desencadeando um processo criativo sem precedentes”, diz o prefeito. “O município tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos curitibanos com uma gestão moderna e inteligente”.

O Ranking Connected Smart Cities foi lançado em 2015 e a metodologia foi desenvolvida a partir do levantamento das principais publicações nacionais e internacionais sobre o tema cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis.

Com base nestes estudos, foram elencados 70 indicadores possíveis de se mensurar dentro da realidade brasileira. A coleta de dados se deu em organismos nacionais como Ministérios, Secretarias, Agências Reguladoras, entre outros. Confira a lista:

bottom of page