top of page

Fortaleza é capital que mais evoluiu em índice de turismo, diz Ministério


No ranking geral, com 65 cidades, capital cearense ocupa 13ª posição. Destaque foi nos quesitos aspectos sociais e cooperação regional.

Estudo do Ministério do Turismo revelou que Fortaleza foi a capital que mais evoluiu quanto à participação da comunidade local no planejamento turístico (em aspectos sociais) e nas ações integradas com outros municípios da região (cooperação regional). Ainda de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, divulgado nesta quarta-feira (9), considerando 65 cidades brasileiras, a capital cearense ocupou a 13ª posição no ranking geral.

O indicador, explica o ministério, permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas, em nível local e federal.

Foi analisada a situação de 65 destinos considerados "indutores do desenvolvimento turístico" em 13 categorias. A cidade mais competitiva do país hoje é São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro e Porto Alegre.

bottom of page