Nutricionista dá dicas de como montar uma lancheira saudável na volta às aulas

07/02/2019

 

Fazer com que seu filho coma de forma saudável é uma das suas metas? Com a volta às aulas, surgem as tentações na hora do intervalo – salgados fritos, doces, balas, refrigerantes e bebidas açucaradas que são frequentes nas cantinas – o que pode dificultar nesse processo. Por isso, conversamos com a nutricionista Nayara Araújo, do grupo Viver Bem – Sobrepeso e Obesidade Infantil, da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, para elencar algumas dicas importantes para montar lanches equilibrados e nutritivos para a criançada.Para a nutricionista, os pais devem estar atentos e procurar realizar um acompanhamento nutricional desde os primeiros anos de vida do filho. “Esse processo pode ajudar no equilíbrio de nutrientes e na construção de hábitos alimentares adequados.

 

Quando os filhos ingressam na escola, o cuidado na escolha das refeições que serão realizadas na escola deve ser redobrado para garantir bons hábitos alimentares”, esclarece Nayara.Dicas para um lanche escolar saudável e divertido• Prepare lanches atrativos e coloridos. Por exemplo: corte frutas, pão ou tapioca com boleadores ou cortadores de biscoito. Utilize forminhas coloridas de silicone para armazenar bolinhos caseiros ou frutinhas picadas;•

 

Para as crianças que gostam de guloseimas e alimentos que não são tão saudáveis, acorde um dia na semana para ela consumir esse alimento. Normalmente, a criança só vai dar preferência a esses alimentos se ela já os tiver consumido antes;•

 

Na cantina, dê preferência a alimentos mais saudáveis como salada de frutas, suco de fruta natural, pão de queijo ou sanduíche de queijo. É importante evitar frituras, refrigerantes, suco industrializados e salgados em geral;• Fuja das opções industrializadas. Na hora de montar a lancheira, é importante sempre inserir alimentos mais naturais, evitando assim os industrializados para a rotina.Exemplos de lancheiras saudáveis1- Fruta + iogurte natural sem açúcar + aveia em flocos e água;2- Sanduíche de pão integral com patê de frango com cenoura e milho + 01 porção de fruta;3- Milho cozido + 01 fatia de queijo branco;4- 01 porção de fruta + castanha de caju ou pipoca.Sobre o Grupo Viver Bem – Sobrepeso e Obesidade InfantilO Viver Bem – Sobrepeso e Obesidade Infantil é um grupo da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, voltado para crianças entre 7 e 12 anos, com diagnostico de sobrepeso ou obesidade. As sessões acontecem uma vez por semana, às sextas-feiras de 14:30 as 16:00, com o intuito de orientar crianças e responsáveis acerca da reeducação alimentar e mudanças no estilo de vida, visando à redução do peso, a prevenção da obesidade na adolescência e vida adulta e, consequentemente, melhoria do estado nutricional e redução de complicações.

 

O grupo é gratuito para clientes da Unimed Fortaleza, mas pode ser contratado de forma particular por outras pessoas. . Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo número (85) 3208-2900.Com informações da Assessoria de Comunicação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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