Panificadora doa pães diariamente a pessoas carentes em cidade do Paraná


Sabe aquela frase que diz que um gesto vale mais do que mil palavras? É assim, com uma atitude solidária, que uma empresa de Cascavel, no oeste do Paraná, vem transformando o dia a dia de muita gente.

Na porta da panificadora Sonho Real, o cartaz simples e escrito à mão até contrasta com a grandeza da iniciativa. Na cartolina, o que se lê é o seguinte: “se você não tem dinheiro para o pão hoje, pegue aqui”.

Luciano Müller, proprietário do estabelecimento, conta que, no início, a ideia era mais evitar o desperdício e, de quebra, ajudar na subsistência de quem tem fome. Mas, de janeiro, quando a ação começou, para cá, esses argumentos mudaram de lugar e, hoje, a solidariedade é o que mais pesa por lá. ” Começou a sobrar muitos pães no final do dia. Então nós decidimos fazer doações, tanto dos pães que ficam adormecidos, quanto de cuecas viradas e outros produtos. Antes era uma ação mais específica, agora percebemos que se tornou uma ação mais abrangente. A gente não espera toda essa repercussão”conta ele.

O bairro é o Morumbi, que fica na zona leste da cidade. Ainda de acordo com o empresário, mesmo com o aviso posicionado logo acima do expositor onde os pães são ofertados, há quem pergunte se os produtos são mesmo de graça. “Os pães que sobram antes eram transformados em farinha de rosca. Isso dá muito trabalho. Era muito custo, torrar, triturar. Então a gente resolveu ensacar os pães, no número de cinco e fazer doações. Seria um pão amanhecido, mas é o mesmo pão que a gente vende, de excelente qualidade. De ontem para hoje sobraram 200 pães, todos foram colocados para doação “, explica.

O bairro Morumbi tem cerca de seis mil habitantes, segundo o último Censo do IBGE. De 2017 para 2018, conforme o programa Cidades Sustentáveis, o número de famílias que recebem recursos de programas governamentais de transferência de renda na cidade subiu quase 60%.