Projeto constrói casas sustentáveis para famílias pobres em até dois dias


Uma ideia simples e um projeto arrojado estão mudando a vida de centenas de famílias de São Paulo. O EcoLar constrói casas modulares de baixo custo e sustentáveis em torno de dois dias e abriga com dignidade famílias inteiras que antes moravam em condições precárias.

As casas são feitas de chapas, telhas e estacas que chegam da reciclagem de caixas de leite, tubo de pasta de dente e embalagens plásticas diversas. Cada moradia leva 170 mil embalagens e o metro quadrado construído custa em média R$ 600, bem abaixo do preço normal de uma casa de alvenaria.

E sabe o melhor de tudo? A casa pode ficar pronta em até dois dias. Isso mesmo, dois dias. Ou seja, as famílias não precisam esperar muito para ter um novo lar.

“Estamos levando dignidade pra vida de cada um que é beneficiado, com uma casa mais segura, confortável e durável. Estabelecendo possibilidades de voltar a sonhar. Impactando significativamente o meio ambiente, retirando plástico do meio ambiente e dando um destino sustentável e efetivo”, disse Fernando Teles, idealizador do projeto.

As pessoas beneficiadas são de famílias de baixa renda. O pessoal do EcoLar faz uma análise do perfil da pessoa para ela ser contemplada com a nova casa. O financiamento do projeto é adquirido por meio de parcerias com outras empresas.

EcoLar também constrói casas para empresas e está fazendo uma escola sustentável

Além do trabalho social, o EcoLar realiza construções particulares. Alguns funcionários da empresa atuam no projeto de responsabilidade social e existem milhares de voluntários engajados na causa.

POR RAFAEL MELO