top of page

Como é? Metade das praias do mundo pode desaparecer até 2100!


As mudanças climáticas e o aumento no nível do mar podem fazer com que metade das praias do mundo desapareça até 2100. A afirmação é do estudo ‘Sandy coastlines under threat of erosion’, publicado pela revista científica Nature Climate Change.

Mesmo que a humanidade consiga reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mais de um terço da costa arenosa estará ameaçado. O levantamento aponta que, além de ter um grande impacto negativo nas atividades turísticas, esse fenômeno irá interferir diretamente nos mecanismos de proteção contra as tempestades e inundações.

O estudo também afirma que a Austrália será um dos países mais afetados por essa situação, com quase 15 mil km de praias arenosas apagadas do mapa. México, China, Rússia, Argentina, Índia e Brasil também estão entre os países mais vulneráveis.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comunidade Européia:

A erosão é um grande problema enfrentado pelas praias de areia que piorará com o aumento do nível do mar causado pelas mudanças climáticas.

Segundo o estudo, publicado hoje na revista Nature Climate Change , uma ação climática eficaz pode impedir 40% dessa erosão.

As praias de areia cobrem mais de 30% das costas do mundo.

Eles são locais de lazer populares para as pessoas e fornecem habitats importantes para a vida selvagem.

Eles também servem como zonas-tampão naturais que protegem os ecossistemas costeiros costeiros e costeiros de ondas, ondas e inundações marinhas.

Seu papel como amortecedores se tornará mais importante com o aumento do nível do mar e tempestades mais intensas esperadas com as mudanças climáticas.

No entanto, as mudanças climáticas acelerarão a erosão e poderão fazer com que mais da metade das praias do mundo desapareçam completamente até o final deste século.

Alimentado por uma crescente população e urbanização ao longo da costa, é provável que isso resulte em mais casas e meios de subsistência das pessoas sendo afetados pela erosão costeira nas próximas décadas.

As descobertas vêm da primeira avaliação global da dinâmica futura da costa arenosa.

Os cientistas do JRC combinaram 35 anos de observações costeiras por satélite com 82 anos de projeções de aumento do clima e do nível do mar de vários modelos climáticos.

Eles também simularam mais de 100 milhões de eventos de tempestades e mediram a erosão costeira global resultante.

Eles descobriram que a redução das emissões de gases de efeito estufa poderia impedir 40% da erosão projetada.

No entanto, mesmo que o aquecimento global seja controlado, as sociedades ainda precisarão se adaptar e proteger melhor as praias de areia da erosão.

Esta é uma das principais mensagens do Acordo de Paris sobre o clima e a estratégia de adaptação da UE .

Presença humana torna as praias menos resilientes

As costas arenosas são ambientes extremamente dinâmicos devido à alteração das condições das ondas, do nível do mar e dos ventos, além de fatores geológicos e atividade humana.

Eles são naturalmente resistentes às variações climáticas, pois podem acomodar mares mais altos e tempestades marinhas, recuando e adaptando sua morfologia.

No entanto, eles enfrentam cada vez mais pressão por causa do desenvolvimento humano, situação que pode piorar se a urbanização costeira contemporânea e o crescimento populacional continuarem.

À medida que as “costas” - a área de uma costa acima do nível da maré alta - se tornam cada vez mais construídas, as margens litorâneas estão perdendo sua capacidade natural de acomodar ou recuperar-se da erosão.

Ao mesmo tempo, barragens fluviais e desenvolvimentos humanos retêm sedimentos a montante que naturalmente alimentariam as praias.

Como resultado, uma proporção substancial das costas arenosas do mundo já está corroendo, um processo que pode acelerar com o aumento do nível do mar.

Desafios de mitigação e adaptação climática à frente

O estudo mostra que, sem mitigação e adaptação climática, quase metade das praias do mundo está ameaçada de quase extinção até o final do século.

Além da perda de ecossistemas valiosos, as implicações socioeconômicas podem ser graves, especialmente em comunidades mais pobres e dependentes do turismo, onde as praias são a principal atração turística. As pequenas nações insulares estão entre as regiões mais vulneráveis.

Na maioria das partes do mundo, a dinâmica projetada da linha costeira é dominada pelo aumento do nível do mar e a mitigação moderada das emissões de gases de efeito estufa pode impedir que 40% da linha costeira se retire globalmente.

No entanto, em certas regiões, os efeitos das mudanças climáticas são contrabalançados por "mudanças de costa ambiente agressivas" - o acúmulo de praias de areia a partir de sedimentos que chegam devido a outros fatores naturais ou antropogênicos.

Isso é verdade para áreas da Amazônia, leste e sudeste da Ásia e norte do Pacífico Tropical.

A Comissão já está trabalhando para enfrentar esses desafios

A UE está empenhada em mitigar as emissões climáticas. Com o Acordo Verde para a Europa, ele busca alcançar a neutralidade do carbono até 2050.

A estratégia da UE para a adaptação às alterações climáticas visa tornar a Europa mais resistente e minimizar o impacto das alterações climáticas inevitáveis.

Salienta que as zonas costeiras são particularmente vulneráveis ​​aos efeitos das mudanças climáticas, o que desafia a resiliência climática e a capacidade de adaptação de nossas sociedades costeiras.

Isso exige uma forte estratégia da UE e ações de prontidão dos Estados-Membros, com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade de seus cidadãos e economias aos riscos costeiros, a fim de minimizar futuros impactos climáticos na Europa.

A CE publicou as recomendações para a Gestão Costeira Integrada . Este instrumento de política requer o estabelecimento de uma zona de recuo costeiro, estendendo-se pelo menos 100 m em direção à terra a partir da linha de flutuação mais alta do inverno, levando em consideração, inter alia, as áreas afetadas direta e negativamente pelas mudanças climáticas e riscos naturais.

A Diretiva de Inundações da CE exige que os Estados-Membros avaliem se todos os cursos de água e linhas de costa estão em risco de inundação, mapeiem a extensão e os ativos e pessoas em risco nessas áreas e tomem medidas adequadas e coordenadas para reduzir esse risco de inundação.

Manter praias de areia saudável é uma medida eficaz de proteção costeira e traz benefícios ambientais.

Vários ambientes arenosos estão incluídos na Diretiva Habitats da CE , pois estão relacionados a espécies protegidas e muitas das áreas protegidas da NATURA incluem costas arenosas.

A implementação dessas ações deve levar os rios a serem mais capazes do que agora devem retomar sua função natural de transporte de sedimentos, o que, simplesmente, fornece o material para processos naturais para restaurar e reter praias arenosas.

A Estrutura de Sendai para Redução de Riscos de Desastres 2015-2030 , o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabeleceram a agenda para reduzir os riscos de desastres através do desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável e equitativo.

Nesse contexto, os países de baixa renda mais pobres permanecem particularmente vulneráveis ​​aos riscos costeiros e grandes investimentos ou mudanças nessas sociedades podem ser necessários para fechar a lacuna de vulnerabilidade nos países mais ricos.

Fonte: https://ec.europa.eu

bottom of page