top of page

Secretaria da Educação de São Gonçalo lança projeto de orientação psicológica e emocional para famíl


Enquanto o coronavírus confina cerca de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo, a ameaça invisível obriga famílias a aderirem ao distanciamento e isolamento social, como principal estratégia de conter a propagação do vírus, gerando medo e estresse.

Estar em isolamento social não é fácil e pode gerar ansiedade, desgaste físico e mental, principalmente neste momento de confinamento. Pensando nisso, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria da Educação, vem procurando minimizar este momento com diversas ações, e desenvolveu uma série de vídeos, como forma de orientar e proporcionar às famílias gonçalenses equilíbrio emocional e mental, garantindo um bom relacionamento dentro de casa.

A iniciativa é desenvolvida através do “Programa Família, Nosso Maior Patrimônio” e busca manter o diálogo e o apoio emocional por meio de produção de vídeos, com orientações importantes de convivência familiar.

De acordo com Rosa Abreu, coordenadora do programa, os vídeos têm como público-alvo, pais, alunos e profissionais da educação, embora as produções sejam apropriadas para todos os públicos que tiverem interesse em obter orientações sobre situações de estresse, especialmente durante o distanciamento social, motivado pela Covid 19.

No primeiro vídeo apresentado, Fábia Magalhães, psicóloga do programa da Educação, dá orientações que podem ajudar muito neste momento em que as pessoas estão em casa. A psicóloga oferece dicas importantes de convivência familiar, orientando a manutenção do equilíbrio, com diálogo e um bom relacionamento entre familiares. “Sabemos que não é fácil ficar em casa, isolado por tanto tempo, e que, em alguma hora, as relações se abalam e é preciso muito equilíbrio emocional e mental para manter a boa convivência”, afirma a psicóloga, no vídeo.

Para Marineide Clementino, Secretária da Educação, a iniciativa é bastante salutar e válida neste momento de crise, ajudando com apoio emocional as famílias. Marineide lembra que o “Programa Família, Nosso Maior Patrimônio” já trabalha com a comunidade escolar, junto aos profissionais, famílias e alunos de São Gonçalo do Amarante desde 2017, numa perspectiva de fortalecimento das relações e resgate de valores e que neste momento atua como ponte entre a gestão e a sociedade, que está empenhada em oferecer o melhor para a população e luta por um bem maior: a vida!

bottom of page