top of page

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante disponibiliza kits com medicamentos para pacientes com Covid-1


O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, capacitou toda a equipe da Atenção Básica sobre o tratamento farmacológico ambulatorial de pacientes maiores de 18 anos, com quadro suspeitos ou confirmados de Covid-19.

As recomendações foram dadas pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), de acordo com a Nota técnica da Assistência Farmacêutica sobre o tratamento ambulatorial, com prescrição dos medicamentos Prednisona associado ao antibiótico Azitromicina, nos atendimentos da Atenção Básica.

As orientações são para pacientes confirmados, bem como os que estão com suspeita de coronavírus, para iniciar o tratamento já nos primeiros dias de sintomas, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF).

De acordo com a Secretária de Saúde de São Gonçalo do Amarante, Mabel Girão, a orientação aos profissionais do PSF é que os kits com a medicação só poderão ser entregues após suspeita ou comprovação, sob prescrição médica e com a devida autorização do paciente ou familiar, para o tratamento do paciente.

Segundo a secretária, todas as recomendações são voltadas para a necessidade do paciente: desde o critério de avaliação médica, monitoramento, esquema terapêutico e exames laboratoriais. “É importante salientar que essas orientações foram elaboradas em observação ao atual cenário epidemiológico, ponderando potenciais de risco e benefícios dessas recomendações, podendo ser alteradas na medida em que surjam novas evidências”, explicou.

Mabel destaca ainda que a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante está em constante articulação de ações e serviços voltados a contenção da situação atual para o enfrentamento ao coronavírus.

bottom of page