top of page

Balneário Camboriú é a 5ª melhor cidade do país no Índice de Governança Municipal


Balneário Camboriú é a 5ª melhor cidade do país no Índice de Governança Municipal (IGM), entre municípios com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita acima de R$ 28,9 mil. É a melhor colocada de Santa Catarina entre as grandes cidades, com nota 8,42.

O IGM considera dados públicos nas áreas de saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança. São usados, por exemplo, números do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), do IBGE e do Datasus, que reúne os dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ranking especifica três notas: gestão, em que Balneário alcançou 7,86; desempenho, com 8,3; e finanças, em que teve a melhor performance, com nota 9,08.

As quatro primeiras colocadas são cidades bastante industrializadas. Indaiatuba (SP) lidera a lista, seguida por São José do Rio Preto (SP), Piracicaba (SP) e Maringá (PR).

- São cidades que têm uma vocação econômica mais industrial. O turismo, que é a nossa base, depende muito da estabilidade de mercado. E em Balneário Camboriú consegue se manter, mesmo com a sazonalidade – diz o prefeito Fabrício Oliveira (PSB).

Segundo ele, investimentos como o Centro de Eventos, o Molhe do Pontal Norte, que está prestes a ser iniciado, e o alargamento da faixa de areia, devem aquecer ainda mais o setor turístico.

Oito vezes no ranking

No ranking do IGM das grandes cidades, Santa Catarina aparece oito vezes entre as 50 melhores colocadas. Também estão na lista Brusque (8º), Itajaí (13º), Jaraguá do Sul (14º), Blumenau (21º), Chapecó (30º), São José (36º) e Joinville (37º).

Outros municípios catarinenses são destaque em rankings diferentes. Joaçaba, com nota 8,72, é a 2ª no país entre as cidades de 20 mil a 50 mil habitantes. Concórdia também ocupa o 2º lugar, entre os municípios com 50 a 100 mil moradores.

bottom of page