top of page

SEMA celebra Semana do Meio Ambiente com programação virtual


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, a principal data da ONU para promover conscientização ambiental. Ao longo dos anos, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema. Tradicionalmente, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), todo ano realiza, em parceria com os município cearenses, a Semana do Meio Ambiente no Ceará.

Este ano, por conta da situação excepcional da pandemia de COVID-19 em curso, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA), em parceria com a Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA), adaptaram a comemoração da Semana do Meio Ambiente 2020 ao formato virtual e programaram quatro lives e um grande seminário sobre Educação Ambiental.

Os encontros poderão ser acompanhados pelas redes sociais da SEMA – Facebook, Instagram – e pela plataforma YouTube. “O objetivo é buscar alternativas para as questões ambientais no período de isolamento e pós-isolamento social provocado pela quarentena, desenhando cenários e perspectivas futuras para o Meio Ambiente através da Educação Ambiental”, afirma Artur Bruno, secretário estadual do Meio Ambiente. O seminário virtual encerrará a Semana.

Programação

Confira as datas e horários das LIVES e do Seminário de Educação Ambiental que poderão ser acompanhados pela Plataforma Webex cisco (para os convidados) e aberto ao público pelo Facebook e Instagram. Todas as atividades foram pensadas e organizadas pelas equipes da Coeas e da Cobio, em parceria com as gestões das Unidades de Conservação (UCs) estaduais.

Dia: 1 de junho, às 10h LIVE: Meliponário Parque Escola: a experiência do Parque Estadual Botânico. Saiba mais:(https://www.sema.ce.gov.br/2020/06/01/tema-da-live-interativa-sobre-abelhas-foi-considerado-excelente-para-os-internautas/)

Dia: 2 de junho, às 10h. LIVE: Práticas de Sustentabilidade: Reaproveitamento de Lodo Tratado na Produção de Mudas Nativas e Compostagem Doméstica.

Dia: 3 de junho, às 9h. LIVE: Caça e tráfico de animais silvestres em Unidades de Conservação.

Dia: 4 de junho, às 10h LIVE : A relação das lagoas interdunares com o turismo.

Dia: 5 de junho, às 10h Seminário “Educação Ambiental na pandemia e pós- pandemia”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é realizado anualmente desde 1974. Tornou-se uma plataforma vital para a ONU promover também o progresso nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Biodiversidade é o tema deste ano. A ONU nos convida a descobrir como todas as formas de vida da Terra estão conectadas na teia da vida e como podemos agir #PelaNatureza. A Colômbia sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente 2020.

bottom of page