top of page

São Gonçalo do Amarante conta com sete Areninhas espalhadas por todo o município


Áreas de lazer são fundamentais para a população. Em São Gonçalo do Amarante, o Governo Municipal investiu na construção de Areninhas nos distritos, que, além de proporcionar momentos de diversão para os moradores, movimentou o futebol amador e fortaleceu os torneios entre regiões.

Já contam com Areninhas os Distritos de Siupé, Pecém, Cágado, Croatá, com uma também na localidade de Violete, Serrote, na localidade de Várzea Redonda e Taíba. Os equipamentos levam nomes de personalidades das localidades em que estão inseridas, como é o caso da já citada, Areninha Aldenor Miranda dos Santos, que fica no Pecém, que homenageia o Mestre da Dança do Coco, figura muito querida da população.

"Desde o início da nossa gestão, em 2013, a gente sempre quis que o esporte, o lazer e a cultura fizessem parte da vida dos gonçalenses. Construímos sete Areninhas e demos, a cada uma delas, o nome de uma pessoa de referência local, como uma forma de homenagem. Esses espaços devem ser um elo entre a comunidade, levando alegria e boa convivência”, explicou o Prefeito Cláudio Pinho.

No Siupe, a Areninha é a Radialista Zé Bené; no Croatá, Areninha José Nagibe Barros; no Cágado, Areninha Antônio Jucá Sobrinho. As Areninhas da Taíba, Violete, também no Croatá e da Várzea Redonda, no Serrote, devem receber os nomes em breve.

Em 2020, a Copa Areninha precisou ser adiada, devido a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de manter o isolamento social como forma de combater a disseminação da doença. Para este ano, a ideia era a criação das Séries Ouro, Prata e Bronze.

Em 2019, a abertura do evento foi na Areninha Aldenor Miranda, no Distrito de Pecém. No jogo daquele dia, a equipe Criciúma do Pecém derrotou o Siupé, por 4 a 3. A Copa contou com a participação de 56 times amadores do município, cerca de 1.050 atletas inscritos, entregou 50 uniformes personalizados e realizou 85 jogos.

bottom of page