top of page

Uma idéia de além mar pode servir para nós: Santarém, em Portugal, adere à Associação Limpeza Urbana

Entidade visa desenvolver os serviços de limpeza urbana nas cidades.

A Câmara de Santarém, cidade do Alentejo, em Portugal, decidiu aderir à associação “Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis”, que tem por finalidade “desenvolver os serviços de limpeza urbana nas cidades” e “reforçar a mobilização social para comportamentos mais responsáveis”.

A Câmara de Santarém passa a integrar uma rede constituída por 25 municípios, três empresas municipais e duas freguesias, que “pretende tornar as cidades mais sustentáveis e inteligentes, num contexto caracterizado pela produção excessiva de resíduos, pelo aumento da população nas cidades e por uma mudança de paradigma na limpeza urbana que passa pela economia circular, pela descarbonização e pela sustentabilidade”, lê-se em comunicado do município.

Mais informações

1. A Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis, constituída em Maio de 2019, é uma nova associação que se propõe valorizar os serviços de limpeza urbana e os seus colaboradores, através de uma rede de entidades locais e parceiros públicos e privados, que fomente a eficiência, a investigação e inovação, integrando o cidadão como peça-chave da limpeza urbana, na perspetiva da Economia Circular e das Smart Cities.

Trata-se de uma rede constituída por 25 municípios, 3 empresas municipais e 2 freguesias, que pretende tornar as cidades mais sustentáveis e inteligentes, num contexto caracterizado pela produção excessiva de resíduos, pelo aumento da população nas cidades e por uma mudança de paradigma na limpeza urbana que passa pela economia circular, pela descarbonização e pela sustentabilidade.

Resulta da constatação de que não existe sistematização de informação pelas entidades responsáveis pela limpeza urbana nas cidades, pretendendo suprir estas falhas e transformar o setor nacional da limpeza urbana, posicionando-o como ferramenta de transição para as Smart Cities e impulsionador de políticas públicas sustentáveis.

Os objetivos da associação são:

  • Dinamizar uma rede de cooperação;

  • Criar conhecimento;

  • Ser uma parceria representativa do sector;

  • Motivar o cidadão (co-responsabilização);

  • Promover a associação e seus associados.

As entidades que fazem parte da rede criada são: municípios de Abrantes, Águeda, Alvito, Amadora, Castelo Branco, Condeixa-a-Nova, Entroncamento, Estarreja, Funchal, Lagoa (Açores), Lagos, Loulé, Loures, Madalena, Mafra, Oeiras, Ponta Delgada, Santarém, Viana do Castelo e Vila Franca de Xira; empresas municipais AGERE (Braga), Cascais Ambiente e EMARP (Portimão); e freguesias de Santo António (Lisboa) e Estrela (Lisboa).

É intenção da associação aumentar o número dos associados, não só com municípios, empresas municipais e freguesias, mas também empresas privadas de serviços e produtos.

A Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis é a nova associação que se assenta em duas vertentes: “desenvolver os serviços de limpeza urbana nas cidades” e “reforçar a mobilização social para comportamentos mais responsáveis”, refere em comunicado.

2. Santarém é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Santarém, situada na província do Ribatejo e na região estatística do Alentejo, com 29 929 habitantes no seu perímetro urbano. É sede de um município com 552,54 km² de área e 61 752 habitantes, subdividido em 18 freguesias.

bottom of page