top of page

Centec oferece 600 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos


O Governo do Ceará, por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), está com inscrições abertas até este domingo (30), para o vestibular e processo seletivo de cursos técnicos e superiores tecnológicos gratuitos, sem taxa de inscrição, nem mensalidade.

São 600 vagas para o semestre 2020.2 dos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) em Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante e para as Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, e Sertão Central, em Quixeramobim.

Todas as aulas são presenciais, mas, em função da pandemia da Covid-19, poderão acontecer de forma remota ou híbrida.

Os cursos superiores ofertados são de tecnologia em Alimentos e Gestão do Agronegócio, e os cursos técnicos de nível médio englobam Agricultura, Cozinha, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica, Meio Ambiente e Metalurgia.

Os cursos são autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições estão disponíveis no site www.centec.org.br.

O diretor da Fatec Sertão Central, Jardel Paixão, destaca que a faculdade origina uma alta taxa empregabilidade e reforça a gratuidade da Faculdade.

Já o diretor da Fatec Cariri, Emerson Lacerda, ressalta que ainda há uma grande demanda por profissionais nas áreas dos cursos oferecidos, que atendem as fortes tendências de mercado.

O vestibular para 90 vagas em cursos superiores tecnológicos vai ser on-line, com uma prova de redação com duração de duas horas. No ato da inscrição, o candidato vai ter até o este domingo (30) para realizar a prova no sistema do Centec.

Já o processo seletivo para as 510 vagas dos cursos técnicos de nível médio vai ocorrer por meio de análise do histórico escolar.

São reservadas 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas municipais e estaduais; e 3% para candidatos com necessidades especiais.

bottom of page