top of page

5 práticas sustentáveis do cotidiano que realmente ajudam o planeta



Sustentabilidade é mais do que um conceito, é também um modo de levar a vida pensando em práticas cotidianas que realmente sejam eficazes para o planeta. Ser ecologicamente responsável atualmente é cada vez mais necessário, mas em meio a tantas dicas e sugestões, nem sempre é fácil decidir quais medidas adotar.

A parte boa de um estilo de vida sustentável é que ele também pode auxiliar na economia. Leia com atenção as sugestões abaixo e procure as que melhor se encaixam em sua rotina.


1. Uso consciente de automóveis


A diminuição no uso do carro é uma prática sustentável. (Fonte: Getty Images)


Pensar na questão da mobilidade urbana é uma importante prática de sustentabilidade. Especialmente em grandes cidades, os deslocamentos não são tão simples, já que os centros urbanos nem sempre oferecem opções de transporte público. A ausência de ciclovias e ciclofaixas também é um problema. Porém, há como fazer uso consciente do carro.

Pequenas distâncias podem ser feitas com o uso de bicicletas e patinetes. Andar também é um modo eficaz de diminuir a emissão de dióxido de carbono. Ambas as formas, além de tudo, são exercícios físicos que garantem vigor físico. Escolher um dia da semana para deixar o carro em casa e ir ao trabalho de transporte público ou carona também contribui para o meio ambiente.


2. Reduzir, reutilizar, reciclar


A reciclagem é fundamental para a saúde do planeta. (Fonte: Getty Images)


Estas três palavras são importantíssimas quando se pensa em modos de vida sustentáveis. Reduzir o consumo de produtos industrializados gera menor uso de energia e recursos empregados na cadeia produtiva deles.

Reutilizar impacta em ampliar o ciclo de vida das coisas, de modo que você necessite comprar menos e criar menos lixo. Garrafas e sacolas plásticas, por exemplo, são materiais simples de serem reutilizados no dia a dia.

Já a reciclagem é uma prática bastante difundida, de grande impacto, mas nem sempre feita. Transformar produtos usados em novos ajuda a economizar energia, água e outros materiais empregados na elaboração de papel, plástico, vidro e alumínio, por exemplo. Separar materiais por tipo e colocá-los no dia certo de coleta é uma prática super sustentável.


3. Use menos papel


A redução do uso de papel impacta diretamente na preservação das árvores. (Fonte: Getty Images)


Há mais de uma década, empresas em todo o mundo vêm adotando uma medida bastante sustentável: reduzir o uso de papel no seu dia a dia. Não se trata apenas de economia financeira, mas de defender o meio ambiente.

Reduzir o uso de papel impacta diretamente na diminuição do desmatamento e das emissões de carbono, além de resultar em menor produção de resíduos. Você pode adotar essa prática, preferindo digitar documentos (muitos aplicativos para dispositivos móveis já fazem isso), e até recusando a segunda via do cartão nas compras que realiza.


4. Compre produtos usados


Preferir roupas usadas é ótimo para o planeta. (Fonte: Getty Images)


A moda também pode ser sustentável. Pensar em reuso de roupas e sapatos é um manifesto de sustentabilidade, mas também gera economia e pode, em último caso, ser bastante estiloso. Apenas a indústria da moda é responsável por aproximadamente 10% das emissões de carbono em todo o mundo.

Uma simples camiseta de algodão pode gastar até 2.700 litros de água para ser produzida. E nem entramos no aspecto dos produtos químicos utilizados nas lavagens e tingimentos de tecidos que podem, eventualmente, poluir leitos de rios. Buscar roupas em brechós e aplicativos de trocas de roupas é simples e ajuda muito.


5. Compostagem


A compostagem é a técnica de gerar alimento para a terra. (Fonte: Getty Images)


Sabia que os restos de alimentos podem ter um impacto relevante para o planeta? O que sobra de comida, além de cascas e sementes, chamados de resíduos orgânicos, podem ser utilizados para a criação de compostagens, uma espécie de "alimento da terra".

Esses resíduos são ricos em nutrientes e promovem o crescimento saudável de plantas, além de ser responsável por reter umidade na terra e precisar de menos água e fertilizantes químicos. Criar compostos orgânicos também reduz os gases com efeito estufa, bem como o descarte de resíduos em aterros sanitários.


コメント


bottom of page