top of page

AECIPP realiza projeto ‘Academia Sinfônica do Pecém’ para jovens da região de Complexo do Pecém

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) realizará ainda neste ano o projeto “Academia Sinfônica do Pecém”, que vai proporcionar aos alunos, além do estudo de instrumentos, a formação musical com prática de conjunto para, em um futuro próximo, formar a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil do Pecém. No último dia 4 de março, a entidade, representada pelo diretor executivo, Ricardo Sabadia, esteve presente na Escola Euclides Pereira Gomes para lançar o projeto com a presença de pais e professores.


O projeto, realizado em parceria com a Lumah Cultura, conta com o patrocínio da Aço Cearense Industrial e da Tecer Terminais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante. A ação disponibilizará 228 vagas em 2022, sendo 114 por semestre, para crianças e jovens da comunidade do entorno do Pecém, na faixa etária de 06 a 11 anos, de escolas públicas ou privadas.


Durante o lançamento do projeto na Escola Euclides Pereira Gomes, foi apresentado como o ensino da arte, especialmente da música, pode ser potencializador dos processos de aprendizagem. “Esse projeto de música para jovens da região e da nossa escola é de suma importância para os nossos jovens e só temos a agradecer. Espero que todos abracem e aproveitem essa oportunidade. Que consigamos formar uma orquestra com esses 5 anos de estudo”, comenta a diretora da Escola Euclides Pereira Gomes, Marilene Prata.


Com o curso, os alunos terão aulas de instrumentos e formação musical duas vezes por semana. “Em fevereiro realizamos a aquisição dos instrumentos necessários para que as aulas iniciassem com a melhor estrutura. Em junho deste ano, pretendemos realizar um recital aberto ao público, para que todos conheçam o talento dos jovens que estão participando da orquestra”, explica Ricardo Sabadia.


A reunião de lançamento do projeto contou ainda com as presenças da coordenadora do Instituto Aço Cearense, Luciana Rabelo; do gerente comercial da Tecer Terminais, Carlos Alberto; e da secretária do município de São Gonçalo do Amarante e madrinha do projeto, Georgia Fontenele Teles. Pela Lumah, estiveram presentes a educadora musical e professora de piano, Maria Helena Lage, e sua equipe. Pelo Sesi, Luis Carlos Sabadia.


Sobre a AECIPP


A AECIPP é uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, com atuação específica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o objetivo de fortalecer e desenvolver a atividade empresarial nessa região, por meio do atendimento permanente dos legítimos interesses das suas empresas associadas. Fundada em 30 de setembro de 2015, a Associação é o resultado da iniciativa de criação decidida em Assembleia Geral de Fundadores, realizada no dia 13 de novembro de 2014.

bottom of page