top of page

Anvisa determina recolhimento de fórmula infantil e outros alimentos

  • há 2 dias
  • 1 min de leitura

Dez lotes da fórmula Alfamino 400g apresentam excesso de selênio e iodo. Resoluções também atingem suplementos, energéticos e mix de frutas.




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula infantil Alfamino 400 gramas, da marca Nestlé, por apresentarem níveis de selênio e iodo acima do permitido. A medida suspende a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso dos lotes listados em resolução publicada nessa quinta-feira, 12 de fevereiro.

Os lotes registraram cerca de 31,1 microgramas de selênio e 175,7 microgramas de iodo para cada 100 quilocalorias, valores superiores aos limites previstos para fórmulas destinadas a lactentes e crianças na primeira infância. O consumo excessivo pode provocar náusea, vômito, diarreia, irritabilidade e queda de cabelo, no caso do selênio, além de alterações da tireoide, no caso do iodo.

A Anvisa também publicou resoluções que determinam o recolhimento e a suspensão de suplementos alimentares, energéticos e mix instantâneo de frutas por irregularidades como uso de ingredientes não autorizados, ausência de regularização, origem desconhecida e alegações terapêuticas proibidas. Para saber mais, acesse: gov.br/anvisa/pt-br.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Luciano Barroso

 
 
 

Comentários


bottom of page