Aviação civil brasileira tem trimestre recorde e cresce 8,5% em 2025
- Hélder Gurgel
- há 5 horas
- 1 min de leitura
Setor aéreo soma 33,6 milhões de passageiros entre julho e setembro e deve bater novo recorde anual.

A aviação civil brasileira registrou o melhor terceiro trimestre da série histórica, com 33,6 milhões de passageiros transportados entre julho e setembro de 2025. O número representa 2,6 milhões a mais que no mesmo período de 2024, um crescimento de 8,5%, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o resultado é impulsionado pelo aumento da conectividade aérea e pelas obras de modernização de aeroportos em todo o país. O setor já acumula 54 meses seguidos de expansão, superando os níveis pré-pandemia.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) liderou a movimentação, seguido por Congonhas (SP). Juntos, os dois terminais somaram 18,4 milhões de viajantes no trimestre. Outros aeroportos, como Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Salvador e Fortaleza, também registraram alta. No Sul, Porto Alegre voltou às estatísticas após a retomada parcial das operações interrompidas pelas enchentes.
Em setembro, quase 11 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos e internacionais, o maior volume para o mês desde 2000. Apesar da alta no transporte de pessoas, o de carga aérea recuou 3,6% no mercado interno e 6,3% no internacional.
De janeiro a setembro, o Brasil movimentou 95,5 milhões de passageiros, alta de 9,5% frente a 2024. Segundo o ministério, mantido o ritmo atual, o país deve encerrar o ano com 130 milhões de viajantes, consolidando novo recorde histórico.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé
Comentários