Bandeira verde: Conta de luz inicia 2026 sem cobrança extra
- Hélder Gurgel

- 28 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Bandeira verde será aplicada em janeiro, sem acréscimo na tarifa de energia elétrica para os consumidores.

Os consumidores brasileiros terão bandeira tarifária verde na conta de energia elétrica em janeiro de 2026. A medida significa ausência de cobrança adicional nas faturas. A informação foi comunicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), nessa terça-feira, dia 23.
Segundo o MME, o planejamento do setor elétrico e as condições hidrológicas favoráveis garantem cenário positivo para a geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não há necessidade de acionamento intensivo de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
O ministério informou que a geração hidrelétrica segue como base do sistema elétrico brasileiro. O volume de chuvas nas principais bacias hidrográficas tem assegurado níveis adequados de produção de energia.
A definição da bandeira tarifária ocorre mensalmente e leva em conta as condições de geração e o equilíbrio entre oferta e demanda. O monitoramento permanente do sistema busca garantir o fornecimento de energia elétrica e tarifas sem custos adicionais para a população.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé

Comentários