top of page

Brasil avança na oferta de vacinas para o público infantil

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • há 4 dias
  • 1 min de leitura

Na contramão de decisões internacionais, o país possui um dos calendários de vacinação infantil mais completos do mundo e amplia, a cada ano, a oferta de vacinas com base em evidências técnicas e científicas.




O Brasil reforçou neste início de ano a oferta de vacinas para o público infantil e, segundo o Ministério da Saúde, mantém um dos calendários mais completos do mundo, com 16 imunizantes disponíveis gratuitamente no SUS. De acordo com a pasta, a estratégia segue na contramão de decisões adotadas em alguns países, que reduziram a aplicação de vacinas em crianças em suas políticas de saúde.

Para incentivar a atualização da caderneta, o ministério enviou mensagens pelo aplicativo Meu SUS Digital para mais de três milhões de usuários. O aplicativo permite que pais e responsáveis acompanhem o esquema vacinal das crianças pelo celular.

Atualmente, o calendário do SUS oferece proteção contra doenças como hepatites, poliomielite, sarampo, meningites, pneumonia, febre amarela, influenza, covid-19 e HPV. Conforme dados oficiais, na última campanha de multivacinação, mais de 7 milhões de doses foram aplicadas em crianças e adolescentes de até 15 anos. No total, quase 300 milhões de doses são distribuídas anualmente para todas as faixas etárias.

Entre as incorporações recentes está a vacina contra o vírus sincicial respiratório para gestantes, com foco na proteção dos recém-nascidos contra bronquiolite e outras infecções respiratórias.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade

 
 
 

Comentários


bottom of page