top of page

Brasil recebe mais de 3,1 mil quilômetros de cabo de fibra óptica para levar mais conexão à Amazônia

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura

Cabos de fibra óptica vão reforçar a internet em áreas remotas da região Norte por meio do programa Norte Conectado. Transferência para embarcações nacionais deve durar cerca de 30 dias




O Brasil recebeu 3.170 quilômetros de cabos de fibra óptica que vão ampliar a conectividade na região amazônica. O material, proveniente da China, será usado na implantação de três novas infovias subfluviais do programa Norte Conectado.

A operação é coordenada pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Entidade Administradora de Faixa (EAF) e representa a maior logística de transferência de fibra óptica já realizada no programa. Os cabos vão conectar municípios remotos da região Norte e ampliar o acesso à internet de alta velocidade.

A transferência dos cabos para embarcações nacionais deve durar cerca de 30 dias. O lançamento da estrutura nos leitos dos rios amazônicos está previsto para começar em maio. As novas infovias vão atender áreas rurais, ribeirinhas e de difícil acesso.

Os cabos serão usados nas infovias 05, 06 e 08 e somam cerca de cinco mil toneladas. Cada cabo possui 24 pares de fibra óptica e capacidade de transmissão de até 96 terabytes por segundo. O material é atóxico e instalado no leito dos rios, sem impacto aos ecossistemas.

O Norte Conectado utiliza o modelo subfluvial para evitar grandes obras terrestres e reduzir o desmatamento. O programa pode beneficiar cerca de 7,5 milhões de pessoas em 70 municípios dos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima e Pará.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé

 
 
 

Comentários


bottom of page