Brasil Soberano: Governo compra produção afetada por tarifas dos EUA
- Hélder Gurgel
- há 5 minutos
- 1 min de leitura
Açaí, uva, água de coco, mel, manga, pescados e castanhas integram a lista. Medida já está valendo e não tem data para terminar.

O Governo Federal anunciou uma medida emergencial para apoiar produtores prejudicados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos. Agora, a União, estados e municípios podem comprar açaí, uva, água de coco, mel, manga, pescados e castanhas diretamente desses produtores. Os alimentos vão reforçar a merenda escolar de instituições públicas de ensino, hospitais, restaurantes universitários e até o abastecimento das Forças Armadas. A medida já está em vigor e não tem prazo para terminar.
O objetivo é evitar perdas com produtos perecíveis, proteger agricultores familiares e empresas que perderam espaço no mercado americano e garantir remuneração justa.
Para a venda direta, os produtores e empresas precisam comprovar que foram afetados pelo tarifaço. Eles podem procurar governos estaduais, prefeituras, universidades, hospitais federais ou a Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento.
O ação faz parte do Plano Brasil Soberano, lançado pelo governo para proteger exportadores, preservar empregos, incentivar investimentos em setores estratégicos e assegurar a continuidade do desenvolvimento econômico.
Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.
Comentários