top of page

Cartão do SUS passa a exibir nome e CPF dos pacientes

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • 16 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

Novo modelo substitui número antigo e integra dados no SUS; desde julho, já foram suspensos 54 milhões de cadastros sem CPF; pacientes sem CPF continuam a ser atendidos.




O Ministério da Saúde anunciou uma mudança no Cartão Nacional de Saúde do SUS, o Sistema Único de Saúde. A partir desta terça-feira (16), o documento passa a exibir o nome e CPF do cidadão. A medida substitui o antigo número do cartão.

Segundo o Ministério, desde julho, já foram suspensos 54 milhões de cadastros sem CPF. A expectativa da pasta é inativar 111 milhões de registros até abril de 2026. Atualmente, o SUS tem mais de 286 milhões de cadastros ativos. Desse total, 246 milhões já estão vinculados ao CPF. Apesar da mudança, o Ministério destaca que quem não tem CPF continua sendo atendido normalmente. Em casos de emergência, será feito um cadastro provisório, válido por até um ano.

Na prática, o novo cartão deve facilitar a vida dos pacientes. Por exemplo: uma mãe poderá apresentar apenas o CPF do filho para vaciná-lo. O histórico ficará disponível na Caderneta Digital da Criança.

De acordo com o Ministério, esse avanço é possível porque o CADSUS agora se conecta à base de CPFs da Receita Federal. Com o CPF como identificador único, será possível acessar dados como histórico de vacinas e medicamentos do Farmácia Popular direto no aplicativo Meu SUS Digital. O Governo Federal também vai adaptar todos os sistemas do SUS para usar o CPF até 2026.

Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.

 
 
 

Comentários


bottom of page