top of page

Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru será inaugurado em seis de agosto


Em 2003 um sonho do professor e coreógrafo Flávio Sampaio e de jovens bailarinos cearenses se concretizou com a inauguração da Escola de Dança de Paracuru, espaço de formação em dança voltado para o desenvolvimento cultural e social de crianças e jovens, prioritariamente das classes populares.

Ao longo de 18 anos, mais de 3 mil alunos já passaram pela Escola de Dança de Paracuru, entidade contemplada com o Edital Escolas Livres da Cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará). Esse número representa 4,7% da população de Paracuru. Dezenas se profissionalizaram e arte ali desenvolvida cruzou fronteiras.

Em 2021 este espaço, localizado na Boca do Poço, em Paracuru, ganha uma nova estrutura e novo conceito com a inauguração do Centro Cultural Companhia de Dança, financiado com recursos do Prêmio Fomento Cultura e Arte da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Aldir Blanc. A solenidade será no dia 6 de agosto, às 20h, com a presença de autoridades estaduais, municipais e convidados e uma apresentação da Paracuru Cia. de Dança.

O Centro Cultural Companhia de Dança é um espaço de fruição em arte que abriga a Escola de Dança de Paracuru, o Teatro David Linhares, que é um teatro ao ar livre com palco coberto com nova estrutura técnica e capacidade para grupos grandes e plateia para cerca de 400 espectadores, a Biblioteca Profa. Antônia Xavier, com acervo de livros de dança para leitura e pesquisa, o Espaço Cênico Adriano Araújo, que é uma semi arena para espetáculos intimistas, um espaço multiuso para exposições, lançamentos e palestras com capacidade para receber cerca de 200 pessoas e o Café D. Eliane.

“A cidade ganha um espaço para apresentações dos artistas de Paracuru e para receber artistas de outros lugares. A população, principalmente o público mais jovem, ganha um lugar de apreciação da arte, de cultura e de lazer”, diz Flávio Sampaio, diretor do Centro Cultural Companhia de Dança.

DIA MUNICIPAL DA DANÇA

Em Paracuru se comemora, em 5 de agosto, o Dia Municipal da Dança, lei sancionada em 2018 em homenagem a todos os bailarinos, coreógrafos e professores de dança de Paracuru. Na data, a Câmara Municipal concede anualmente a comenda “O Bailarino Pescador” a personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento cultural do Município. Serão agraciados o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba; o coordenador de Conhecimento e Formação da Secult-CE, Ernesto Gadelha; a professora Socorro Cândido; o capitão Antônio Moreira; e o prefeito de Paracuru, Wembley Gomes Costa.

SERVIÇO Inauguração do Centro Cultural Companhia de Dança – Dia 6 de agosto de 2021, às 20 horas. Local: Rua Pedro Barroso Meireles, 175 , Boca do Poço – Paracuru, Ceará.

bottom of page