top of page

Conheça o casal que viaja e mapeia os 74 parques nacionais do Brasil


Você sabia que o Brasil tem 74 parques nacionais? Dennis Hyde, de 43 anos, e Letícia Alves, de 38, também não. No entanto, atualmente o casal paulistano vive em busca de visitar e informar sobre esses ambientes por meio de viagens em uma trailer e um site que eles alimentam a cada descoberta.


Tudo começou em 2016, quando Dennis e Letícia foram apresentados por meio de um casal de amigos e logo descobriram dois importantes interesses em comum: viajar e fazer trilhas. Já namorando, os dois passaram a conhecer parques brasileiros.


Os dois casaram em 2017 e, em 2018, fizeram uma importante viagem para três parques: Serra da Capivara, Serra das Confusões e Chapada das Mesas. Essa experiência mudou a vida e a projeção de futuro do casal, pois, ao retornar para casa, passaram a pesquisar e planejar uma jornada a fim de conhecer todas os parques do Brasil.


Parte do planejamento dos dois foi buscar informação sobre os parques nacionais, mas, até então, não havia uma divulgação específica sobre a quantidade total no Brasil e nem muita divulgação sobre cada um. “A gente começou a pesquisar e descobriu que eles são muito importantes e muito bonitos, assim como os conhecidos fora do país”, disse Dennis.


“A gente ia visitar sempre os parques em nossas férias, mas fizemos as contas e descobrimos que demoraria uns 30 anos até conhecer os 74 parques que descobrimos que existia”, ele narrou. Foi então que Dennis e Letícia decidiram que a expedição seria em tempo integral, fazendo com que o casal passasse muitos meses juntando dinheiro para que a viagem acontecesse.

Em 5 de junho de 2021, os dois começaram a jornada em uma van, que virou a nova casa do casal. O dia foi escolhido a dedo pelo casal por ser a data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Para se dedicar a viagem, tanto Letícia como Dennis encerraram seus ofícios em São Paulo. Enquanto ela possuía um consultório e exercia a psicologia, ele trabalhava no mercado financeiro como economista.

“É uma doação para nós mesmo e para o país. É assim que a gente encara. A gente teve uma renda no passado que foi poupada para que a gente pudesse usar dessa forma. Hoje a gente não tem mais um ingresso financeiro”, explica Dennis sobre a atual renda do casal.

Algumas voltas para casa e relação com a família

Apesar de estarem em uma viagem sem data marcada para voltar para casa, em São Paulo, Dennis e Letícia contaram em entrevista ao O POVO que já retornaram algumas vezes em momentos que consideraram importantes, como as eleições de 2022 e para tomar as vacinas de covid-19.

Recentemente, há um mês, o casal retornou a São Paulo mais uma vez para que Dennis pudesse realizar uma cirurgia para reabilitar um braço quebrado durante a viagem.

Outros momentos de reencontrar a família, para os dois, é quando os parentes aceitam viajar até algum dos parques que estão no trajeto do casal. Desse modo, eles contam que o próximo destino da jornada é no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde encontrarão suas mães e farão expedições juntos.

Quantos parques Dennis e Letícia já visitaram?

Até esta quarta-feira, 19, quando O POVO conversou com o casal, Dennis e Letícia estavam na parte sul da Chapada Diamantina, na Bahia. Esse é o 47º parque que eles conhecem nos dois anos que já estão em viagem. Ainda faltam 27 lugares e os especulam conhecer em breve os que estão localizados na região norte do Brasil.

Para registrar cada um dos parques conhecidos por eles e ajudar na divulgação de informações turísticas e ambientais de cada um, o casal criou um site e redes sociais (@entreparquesbr) de divulgação desses espaços. A ideia veio com o propósito de ajudar pessoas a encontrarem espaços naturais baseados em filtros do que mais lhe interessam.

“Dá pra filtrar por região do país (nordeste, centro-oeste, sudeste, sul), por bioma brasileiro (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal)... E a gente dá dicas para as pessoas baseados em suas particularidades. No site, a gente colocou ‘parques por cachoeiras’, ‘parques que tem nascentes’, ‘parques com pinturas rupestres’, ‘parques com aeroportos próximos’, destacou Dennis.

Letícia ainda completou, em sequência: “Tem como buscar por ‘parques com acessibilidades’, parques por estado e por aí vai. Demos essa opção de busca para as pessoas buscarem a partir dos interesses próximos”.


Fonte: O Povo

Commenti


bottom of page