Dignidade Menstrual: UBSs passam a emitir autorizações para retirada de absorventes
- Hélder Gurgel

- há 1 dia
- 1 min de leitura
Medida amplia o acesso e facilita a retirada nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país passaram a emitir, desde terça-feira (28), as autorizações para retirada de absorventes do Programa Dignidade Menstrual. Antes, o documento era gerado apenas pelo aplicativo Meu SUS Digital. A mudança busca ampliar o alcance do programa e facilitar o acesso das beneficiárias.
Segundo o Ministério da Saúde, qualquer profissional de saúde, incluindo Agentes Comunitários de Saúde, pode imprimir a autorização diretamente nas UBS. A emissão também continua disponível pelo aplicativo. O documento tem validade de 180 dias, e cada beneficiária pode retirar 40 unidades de absorventes, suficientes para dois ciclos menstruais.
Segundo o ministério, o Programa Dignidade Menstrual é voltado a pessoas com idade entre 10 e 49 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa, estudantes de baixa renda da rede pública e pessoas em situação de rua. Adolescentes entre 12 e 16 anos também podem fazer a retirada sem a necessidade de acompanhamento dos responsáveis.
Desde o início do programa, em 2024, mais de 2,5 milhões de beneficiárias foram atendidas, com a distribuição de 376 milhões de absorventes em todo o país. As retiradas continuam sendo realizadas nas farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular, mediante apresentação de documento com foto e CPF, junto à autorização impressa ou digital.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé

Comentários