Disque 100 bate recorde de denúncias de trabalho escravo em 2025
- Hélder Gurgel

- há 3 horas
- 1 min de leitura
Canal nacional recebeu mais de 4,5 mil registros no ano, com crescimento de 14% e ocorrências em todos os estados do país.

O Disque Direitos Humanos – Disque 100 encerrou 2025 com o maior número de denúncias de trabalho escravo desde a criação do canal. Foram mais de 4.500 registros ao longo do ano, alta de 14% em relação a 2024. Os dados incluem casos envolvendo adultos e crianças submetidos a condições análogas à escravidão em todo o Brasil.
Desde 2011, quando passou a receber esse tipo de denúncia, o Disque 100 já contabiliza mais de 26 mil registros. As informações recebidas são encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), enquanto o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) acompanha os desdobramentos. Em 2025, ações fiscais resultaram no resgate de 2.772 pessoas em 1.594 operações, com pagamento de mais de nove milhões de reais em verbas rescisórias às vítimas.
As denúncias envolvem jornadas exaustivas, condições degradantes, servidão por dívida e restrição de liberdade. São Paulo liderou o número de registros, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além dos resgates, mais de 48 mil trabalhadores tiveram direitos trabalhistas assegurados por meio das fiscalizações.
O Disque 100 funciona 24 horas por dia, de forma gratuita, e permite denúncias anônimas sobre violações de direitos humanos. Para entrar em contato, basta discar 100 do telefone fixo ou celular. O canal também pode ser acessado por meio do WhatsApp (61) 99611-0100; Telegram, ao digitar "direitoshumanosbrasil" na busca do aplicativo; e pelo site gov.br/mdh/pt-br, disponível também para videochamadas em Libras.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé

Comentários