Em resposta ao novo comportamento do consumidor, indústrias e empresas abraçam propostas sustentávei


Fórum Multissensorial de Responsabilidade Ambiental vai discutir temática em evento online e gratuito

Em resposta ao novo comportamento do consumidor, indústrias e empresas abraçam propostas sustentáveis para produtos e serviços Ações sustentáveis com foco na preservação e manutenção do meio ambiente são cada vez mais necessárias dentro de um modelo de negócio, fruto, inclusive, da própria mudança de comportamento dos consumidores, que estão mais conscientes acerca da temática.

Nas indústrias e empresas, investimentos diários em projetos de responsabilidade ambiental possibilitam ganhos econômicos, sociais e contribuem com a melhoria do entorno em que uma empresa está inserida. Atualmente existem diversas ações e reações básicas que se apresentam para que um negócio se mantenha sustentável, como reaproveitamento de água, reciclagem de resíduos sólidos, descarte correto de resíduos químicos, uso de matérias-primas recicladas, entre outros.

Atentas à relevância da pauta, empresas cearenses têm incluído em suas rotinas movimentos mais conscientes e intencionais de cuidado com o meio ambiente, gerando retornos positivos para marca e consumidor. Um exemplo é o Mercadinhos São Luiz, que em parceria com a Muda Meu Mundo, oferece alimentos frescos e sem agrotóxicos direto do campo para os clientes, tendo gerado aumento de 107,5% na renda dos agricultores em 2020. Além dessa prática, a empresa incentiva o uso de sacolas sustentáveis e economizou o uso de 112 mil sacolas plásticas no ano passado.

No setor do varejo, com a Acal Home Center, a sustentabilidade está inserida nas linhas ecológicas dos fornecedores, com produtos que permitem utilização racional de água, uso de material reciclado, itens com sensor automático que economizam consumo de energia, esmaltes de tintas feitos à base de água e entre outros.

Evento de Responsabilidade Ambiental Pensando em aprofundar através de discussões profissionais e outras novidades importantes sobre a conscientização da sustentabilidade ambiental, o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil realiza a 16ª edição do Fórum de Responsabilidade Ambiental, que acontece nos dias 03 e 04 de novembro, de forma virtual e gratuita. Além da sustentabilidade nas indústrias, assuntos como Promoção da Sustentabilidade Ambiental nos Condomínios, Comunidades e Residências – Ações para a Preservação do Meio Ambiente e a Redução de Custos Operacionais, Contribuição para o Meio Ambiente e Obtenção de Benefícios nos Negócios e Como ser um Profissional Comprometido com o Meio Ambiente, Eficiente e Produtivo para os Negócios de uma Empresa serão abordados.

Para o presidente do IHAB, Clodionor Araújo, o encontro será uma grande oportunidade para adquirir conhecimento sobre os fatores ambientais, “é momento de promover integrações com gestores de diversas áreas sobre o desenvolvimento de projetos de responsabilidade ambiental, conscientizar sobre os cuidados com a natureza e incentivar novos hábitos dentro da sociedade como um todo”, enfatiza.


Ainda segundo o presidente do IHAB, Clodionor Araújo, o objetivo é realizar mais um encontro esclarecedor para a sociedade como um todo, “temos o orgulho em realizar há tanto tempo esse evento que traz troca de experiências, cases de sucesso e orientações para diversos públicos sobre como podemos melhorar o nosso cuidado com a natureza através de pequenas ações diárias. É possível sermos mais conscientes e cuidarmos melhor do nosso entorno, é isso que também iremos apresentar ”, destaca.


Entre os nomes confirmados para o fórum estão: Adrianus Cornelius, Engenheiro Químico formado pela Eindhoven University of Technology, Salomão de Sousa, Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal da Paraíba e Eduardo Pedroza, Químico Industrial, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. O evento terá transmissão gratuita no canal do Youtube do Studio R, localizado no RioMar Fortaleza, com inscrições no Sympla.

Serviço: Fórum Multissensorial de Responsabilidade Ambiental Quando: 03 e 04 de novembro, a partir das 19h Local: Transmissão Youtube Studio R, Inscrições:https://www.sympla.com.br/forum-multissetorial-de-responsabilidade-ambiental__1358114