top of page

Enem 2025: 3,5 milhões fizeram primeiro dia de prova

  • Foto do escritor: Hélder Gurgel
    Hélder Gurgel
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Aplicação ocorreu sem intercorrências significativas. Número de inscrições aumentou 11% em relação a 2024 e mais de 38% comparado a 2022. Redação abordou “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.


ree


O Ministério da Educação (MEC) divulgou dados preliminares sobre o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2025. Dos mais de 4,8 milhões de inscritos,73% compareceram à prova neste domingo, dia 9 de novembro. O exame também registrou crescimento no número de inscrições, com aumento de 11% em relação ao ano passado, e de mais de38% quando comparado a 2022.

De acordo com o MEC, o gabarito oficial do primeiro dia de prova será divulgado na próxima quinta-feira, dia 13. A aplicação ocorreu sem intercorrências significativas, e uma das novidades desta edição foi o uso de detectores de metal em todas as salas, procedimento que antes era restrito à entrada e saída de participantes para o banheiro.

No primeiro dia, os participantes responderam questões de linguagens e ciências humanas, além de desenvolver a redação, que trouxe o tema: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O exame continua no próximo domingo, 16 de novembro, com as provas de ciências da natureza e matemática.

O governo federal informou que participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão direito à reaplicação do exame. As provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro, e o pedido poderá ser feito pela Página do Participante entre 17 de novembro e meio-dia do dia 21, horário de Brasília.

Nesta edição, o Enem voltou a ser utilizado para certificação do Ensino Médio. Mais de 98 mil estudantes maiores de 18 anos solicitaram a certificação. Para obter o diploma, é necessário alcançar 450 pontos em cada área, e 500 pontos na redação.

E atenção aos participantes do Pará: em Belém, Ananindeua e Marituba, o Enem será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30.

Consulte mais informações sobre o exame em gov.br/mec

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé

 
 
 

Comentários


bottom of page