top of page

Engenheiro brasileiro foca em sustentabilidade nos EUA.

A construção civil no Brasil é responsável pela emissão de 139 milhões de toneladas de CO² anualmente, conforme dados da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). O segmento nacional, no entanto, também apresentou dados positivos, segundo o U.S. Green Buiding Council Brasil, que apontou que o país é o quarto do mundo em construções sustentáveis.


De acordo com o Relatório de Status Global para Edifícios e Construção da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2021, no cenário global, o setor é responsável por 37% das emissões de CO². Com foco na diminuição de emissão do gás, a pesquisa "The Path to Net-Zero Buildings", da Schneider Electric (2023), aponta que os edifícios poderiam reduzir suas emissões de CO² em até 42% ao adotarem soluções mais sustentáveis, como o gerenciamento de energia, resultando na redução do consumo e no uso inteligente de recursos.


Com carreira em projetos sustentáveis, o engenheiro civil Douglas Cabral Tavares planeja levar sua experiência para os Estados Unidos, por meio da InnovaCivil Solutions. A empresa incluirá, além de projetos sustentáveis e ecologicamente corretos, desenvolvimento de infraestrutura resiliente e iniciativas ambientais de paisagismo. "Minha carreira se baseia no compromisso com a sustentabilidade e a gestão ambiental, por isso, visualizo um futuro onde os projetos de infraestrutura atendam às necessidades da sociedade sem esquecer do impacto que causam ao meio ambiente", explica o especialista.


Com sede na Califórnia, a empresa irá priorizar projetos sustentáveis que aumentem a resiliência e promovam a conservação ambiental. "Meu plano é causar um impacto duradouro na sociedade e na economia dos EUA, impulsionando o crescimento econômico, criando oportunidades de emprego diretas e indiretas e fomentando uma cultura de responsabilidade ambiental", assegura Douglas.


Além da sede no estado californiano, o engenheiro, que atuará como CEO da InnovaCivil Solutions, planeja a expansão da companhia, visando estabelecer uma presença em zonas de negócios historicamente subutilizadas, chamadas de HUBZones, designadas pela Administração de Pequenas Empresas dos EUA (SBA) em todo os Estados Unidos. Por meio de iniciativas de crescimento, Douglas projeta atender, também, os estados da Flórida, Geórgia e Carolina do Norte.


Ao focar nas chamadas HUBZone, o especialista pretende maximizar o impacto da empresa nas economias locais, ao mesmo tempo em que oferece soluções de construção verde que atendem aos padrões de sustentabilidade ambiental e resiliência. "Meu objetivo é liderar o caminho em soluções de engenharia sustentável, entregando projetos que atendam aos mais altos padrões de qualidade e inovação, e que também deixem um legado positivo para as futuras gerações", promete.


Sobre o profissional:


Douglas Cabral Tavares é bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ). Reúne mais de 5 anos de experiência em gestão, coordenação e execução de obras de infraestrutura, manutenção predial, controle de qualidade, supervisão e gestão de construções, coordenação de projetos, gestão de orçamentos e planejamento estratégico.


Ao longo de sua carreira coordenou equipes envolvidas na preparação, instalação e montagem de equipamentos industriais e prediais, bem como em ajustes preventivos, corretivos e de emergência. Também gerenciou equipes de manutenção, planejou e supervisionou atividades de manutenção predial e monitorou construções em andamento, garantindo a aderência aos prazos e padrões de qualidade estabelecidos.


Fonte: terra

Opmerkingen


bottom of page