top of page

Festival Santos Arte Preta reunirá diversas atividades culturais.


Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Prefeitura promove o '1º Santos Arte Preta', festival com exposições, shows musicais, workshop, feira de arte, literatura, gastronomia e diversas atividades ligadas à cultura preta.


O evento será realizado nos próximos dias 16, 19 e 20, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Avenida Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), ocupando vários equipamentos como os teatros Municipal e Rosinha Mastrangelo, Galeria de Arte Braz Cubas, Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss), Espaço Juan Serrano e todo o piso térreo do Centro de Cultura, local que abrigará o projeto de afroempreendedorismo ‘AfroTu’, coletivo de artesãos, artistas e designers que trabalham a identidade afro-brasileira por intermédio de ações coletivas de arte, cultura, sustentabilidade e ação social.


O 1º Santos Arte Preta começa no dia 16, às 19h, na Galeria de Arte ‘Braz Cubas’, com a abertura da exposição do fotógrafo Walter Firmo. Já nos dias 19 e 20, as atividades no Centro de Cultura se iniciam às 11h, com a feira do coletivo ‘AfroTu’ e apresentações artísticas variadas durante todo o dia.


Também no dia 20, encerrando o evento haverá uma palestra do fotógrafo Walter Firmo, às 19h, no Teatro de Arena Rosinha Mastrangelo. Na sequência, às 20h30, show do cantor e compositor BNegão, em homenagem a Dorival Caymmi. Toda programação é gratuita.


WORKSHOP

Além da exposição e da palestra, o fotógrafo Walter Firmo vai ministrar um workshop gratuito nos dias 17, 18 e 19. Serão três dias de imersão e contato direto com o profissional, divididos em teoria, prática e análise das produções dos alunos. O tema da atividade será ‘Cor’.


No dia 17 está programado bate-papo sobre o processo de criação, das 15h às 18h, no Centro de Cultura Patrícia Galvão. No dia 18, aula prática no Centro Histórico de Santos, das 14h às 18h, e no dia 19, também das 14h às 18h, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, análise do material produzido pelos alunos.


O workshop conta com 20 vagas. Os interessados devem ter no mínimo 16 anos. É necessário levar máquina fotográfica. Inscrições até o próximo dia 15, pelo e-mail: santosartepreta@gmail.com.


WALTER FIRMO

Nascido em 1937 no Rio de Janeiro, Walter Firmo tem 85 anos e é considerado um dos gigantes da fotografia brasileira. Ingressou no fotojornalismo em 1955, como aprendiz no jornal Última Hora. Trabalhou em diversos veículos de comunicação e construiu uma longa carreira, reconhecida e premiada. Em 1963 foi vencedor do Prêmio Esso de Reportagem, conquistado por ‘Cem dias na Amazônia de ninguém’, matéria publicada no Jornal do Brasil.


Chamado de “mestre da cor”, por suas imagens vibrantes e de caráter poético, com destaque para experimentação e criação de imagens encenadas e dirigidas, Firmo também é autor de retratos memoráveis de ícones da música brasileira como Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Cartola.


Outra vertente bastante conhecida de seu trabalho são as imagens de festas populares registradas por todo o Brasil, do carnaval do Rio de Janeiro ao bumba meu boi no Maranhão, tento a negritude como maior referência em seu trabalho.

Fonte:santos.sp

Comentarios


bottom of page