Fies: inscrições abertas para o segundo semestre
- Hélder Gurgel

- 15 de jul. de 2025
- 1 min de leitura
São quase 75 mil vagas em cursos de instituições particulares de ensino superior. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Portal Acesso Único. Para entrar, o estudante precisa fazer o login no portal Gov.br, com CPF e senha. Quem ainda não tem conta, deve criar.

Começa hoje o período de inscrições para o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, referente ao segundo semestre de 2025. O prazo vai até o dia 18 de julho.
O Ministério da Educação oferece 74.500 vagas em cursos de instituições particulares de ensino superior. São 1.215 faculdades e universidades, com mais de 18 mil opções de cursos. O candidato pode escolher até três opções, por ordem de preferência.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Portal Acesso Único. Para entrar, o estudante precisa fazer o login no portal Gov.br, com CPF e senha. Quem ainda não tem conta, deve criar.
São Paulo lidera em número de vagas: 11.397. Depois vêm Bahia, com 8.050, e Minas Gerais, com 7.970.
Estão aptas a fazer a inscrição as pessoas que participaram do Enem a partir de 2010, obtiveram média mínima de 450 pontos nas provas e não zeraram a redação. A renda familiar per capita deve ser de até três salários mínimos. O candidato não pode ter feito o exame como treineiro.
Fica de fora quem já tem financiamento ativo ou dívidas pendentes com o Fies ou com o antigo Programa de Crédito Educativo.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade

Comentários