top of page

Governo do Ceará assina acordo com Qair Brasil para desenvolver projetos de energias renováveis


O valor que será investido é de R$ 6,95 bilhões.

ASSINATURA DE MEMORANDO DE ENTENDIMENTO COM A EMPRESA QAIR BRASIL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PLANTA DE HIDROGÊNIO VERDE NO COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM (CIPP). A PROJEÇÃO É GERAR 2 MIL EMPREGOS DIRETOS DURANTE A CONSTRUÇÃO DO EMPREENDIMENTO, E MAIS DE 600 QUANDO A PLANTA DE PRODUÇÃO ESTIVER EM FUNCIONAMENTO;ECONOMIA;DESENVOLVIMENTO;ENERGIA; FOTO © CARLOS GIBAJA/ GOV. DO CEARA Nesta terça-feira (6) durante uma transmissão ao vivo, o governador Camilo Santana assinou o documento Memorando de Entendimento entre o Governo do Ceará e a multinacional Qair Brasil, o intuito da parceria é desenvolver a produção de hidrogênio verde com energia elétrica gerada através do Complexo Eólico Marítimo Dragão do Mar e de um parque de energia eólica offshore (dentro do mar). O investimento previsto é de US$ 6,95 bilhões, com geração de 2.000 empregos durante a construção das plantas e 600 empregos diretos quando da plena operação dos projetos.

Camilo Santana aproveitou para lembrou que o Ceará é pioneiro no campo das energias renováveis, “Estamos falando aqui do combustível do futuro, com a hidrólise da água somado com a energia solar, teremos o hidrogênio verde, uma energia limpa a ser exportada para Europa e outros países do mundo inteiro. E que deve substituir os combustíveis fósseis no futuro. Aqui o Ceará partiu na frente e criou um grupo de estudo com a Fiec, para atrair investimentos. Esse projeto da Qair é um investimento de quase 7 bilhões de dólares, que vai permitir descentralizar e que vai estimular a produção de energia renovável por todo o interior do Ceará”, explicou.

Durante a transmissão estavam presentes a vice-governadora Izolda Cela, Armando Leite Mendes de Abreu, presidente Qair Brasil, Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O presidente da Qair Brasil, Armando Abreu, garantiu que com o apoio do Governo do Ceará, e das instituições, vai concretizar todos esses investimentos previstos. “Realmente é um momento muitíssimo importante para Qair; é mais um passo na continuação dos investimentos e da estratégia de desenvolvimento da Qair no Brasil, e no Ceará, onde fica nossa sede no Brasil, e vamos continuar aqui e concretizar todos esses investimentos”.

Para Cândido Albuquerque, reitor da UFC, o Ceará será uma referência como produtor de energia limpa no mundo, “Estamos hoje aqui fazendo um contributo, dando uma contribuição de energia limpa para todas as gerações do mundo”, afirmou.

O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, disse: “Esse projeto nos coloca em posição de uma mudança de paradigma, do Ceará e do mundo. Estamos diante de uma multinacional que assina um memorando, e já estamos nos preparando com Sesi, Senai e Iel, pois se trata de um investimento bilionário e em dólares, coisa que não conseguimos ver hoje em dia no Brasil, mas estamos disso aqui no Ceará. Precisamos acreditar e reconhecer que o Ceará está dando exemplo para o mundo, não só em descarbonizar a emissão de energia que existe, como diminuir a emissão de gás carbônico na camada de ozônio”.

Ao fim da transmissão, o governador Camilo Santana listou uma série de atrações de investimento no Ceará, “Transformamos o Ceará num HUB de oportunidades, com o HUB aéreo, que chegamos a ter 48 voos internacionais diários, e que vamos retomar pós pandemia. O Hub portuário, em parceria com o Porto de Roterdã e que gerou mais importação e exportação no Estado. O HUB tecnológico, com os cabos submarinos de fibra ótica, nos tornando o segundo ponto do planeta mais conectado. E agora com o HUB de hidrogênio verde, uma estratégia econômica que pode mudar o perfil do Ceará no campo dos investimentos”.


A Qair Brasil tem interesse em realizar a implantação de um parque de geração de energia eólica offshore que é uma planta de produção de Hidrogênio Verde no estado do Ceará. O Complexo Eólico Offshore Dragão do Mar, projeto desenvolvido para gerar energia elétrica para a planta de eletrólise, irá contemplar uma planta de geração eólica offshore com capacidade instalada de 1.216 GW, a ser localizada na plataforma continental na costa de Acaraú-Ceará. O projeto também ajudará no desenvolvimento de uma planta de eletrólise com capacidade de 2.240 MW, para produção de Hidrogênio Verde de aproximadamente 296 mil ton./ano, localizada no Hub de Hidrogênio Verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

bottom of page